Sites responsivos ganham relevância nas buscas do Google
Cada vez mais pessoas acessam a internet pelo celular. E o Google sabe disso. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do IBGE, 88% dos entrevistados usa computador para acessar a rede, 53,6% utilizam celulares e 17,2%, tablets. Quando a opção é o uso do computador ou do celular, em cinco estados, os smartphones são os responsáveis pela maior parte das conexões. Esses números respondem porque o Google está tão preocupado com sites que apareçam nas buscas e estejam bem rankeados mas que não estão preparados para esses dispositivos. Em uma declaração para o The Wall Street Journal, um porta-voz da empresa afirmou que 61% dos usuários se dizem insatisfeitos quando um site não abre corretamente no celular ou tablet.
Por causa disso, em abril deste ano, o gigante de buscas atualizou seu algoritimo para diferenciar e dar prioridade para páginas com melhor experiência em dispositivos móveis (boa usabilidade, responsividade, flexibilidade, etc). Antes, o algoritimo só avaliava o layout da página com base em telas de desktop.
Afinal, o que é um site responsivo?
Certamente, você já tentou acessar uma página em seu smartphone e não conseguiu achar o que queria, ou foi uma tarefa muito difícil, onde você teve que usar recursos de zoom in e out para ler a página na íntegra. Isso aconteceu porque o site acessado não era responsivo. Um site responsivo é desenvolvido sob os princípios conhecidos como “Mobile First”. Isso significa criar um site primeiro pensando na experiência do usuário a partir do celular e somente depois, no desktop.
Sites assim são chamados de mobile-friendly e são canais amigáveis e confiáveis para acessos via dispositivos móveis. Uma página responsiva tem como pressuposto a adaptação a qualquer dispositivo, ou seja, deve mudar sua aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é acessado. Se a tela for pequena, por exemplo, o layout da página vai priorizar os elementos principais primeiro.
Por que ser responsivo
Como falamos acima, ser responsivo trás muitas vantagens para o seu negócio e é fundamental para estar bem posicionado nas buscas orgânicas do Google, mas não se prenda apenas a isso. É super importante que a experiência do usuário ao navegar no seu site seja boa. Dessa forma, se seu site for um e-commerce por exemplo, ele certamente voltará para comprar de novo. Não basta atrair visitantes para seu site, eles precisam retornar. Quer mais motivos para ser responsivo? O Brasil registrou quase 276 milhões de acessos mobile em 2014. Além disso, de cada dez usuários que tiveram dificuldades para acessar um site via mobile, quatro não voltariam a tentar.
Como saber se meu site é responsivo?
Fornecer ma navegação agradável, fácil e inteligente depende de vários fatores. Se você já tem um site e quer vê-lo bem posicionado no Google, pode fazer um teste do buscador e descobrir se é mobile-friendly neste site.
Ficou com alguma dúvida sobre por que os sites responsivos estão ganhando relevância nas buscas do Google? Deixe sua pergunta no campo de comentários.