Site na internet: 8 motivos para sua empresa ter um
O novo comportamento dos consumidores, que se tornaram ativos e passaram a pesquisar sobre os produtos e serviços que pretendem adquirir, faz com que toda empresa precise ter um site na internet. Independentemente do local e da região, criar um site é fundamental para a empresa que quer se destacar perante a concorrência. Neste post, serão abordados 8 motivos pelos quais vale a pena ter um site na internet e conferir exemplos sobre criação e desenvolvimento de site em Natal (RN).
8 motivos para você criar um site
1 – Credibilidade
Existem diferenças entre o mercado de offline e online. Enquanto no primeiro é muito difícil concorrer com empresas que já estão há anos atuando no segmento e têm mais expressão, no mercado virtual é mais fácil se destacar. Na internet, é possível você construir uma credibilidade que sustente os seus objetivos e o primeiro ponto é construindo um site atraente. Qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, pode chamar a atenção do usuário utilizando recursos simples, como um bom layout de página, informações completas e fáceis de entender e boa usabilidade do site (ou seja, qualquer pessoa é capaz de acessar o seu site e navegar facilmente nele).
Todos esses quesitos ajudam a passar credibilidade para o usuário, fazendo com que ele torne-se um lead, ou seja, alguém que de fato tem interesse em adquirir o produto ou serviço da sua empresa.
Um exemplo é a empresa Los Maneros, que deseja se posicionar vendendo paletas saudáveis e para isso desenvolveu um site com bastante frutas e informações nutritivas dos seus produtosque produz paletas saudáveis. Alguns exemplos são as paletas com frutas (como abacaxi com limão e hortelã, cajá, goiaba e kiwi) e com whey protein (produto voltado para pessoas que fazem musculação e querem repor os nutrientes perdidos com o exercício físico intenso).
2 – Informações sobre a empresa
O mundo virtual vem ganhando cada vez mais espaço no processo de vendas. Segundo dados do E-bit, empresa especializada em dados relativos ao e-commerce, o crescimento nominal do setor em 2015 foi de 15,3%, com um faturamento de R$ 41,3 bilhões no ano. Já para 2016, a previsão é de que o crescimento nominal fique entre 12% e 15%, sendo impulsionado especialmente pelas vendas de smartphones, outros eletroeletrônicos e aparelhos de informática em geral.
O que esses dados significam para sua empresa? Que o seu consumidor – seja o que já possui, seja um cliente potencial – está na internet, que hoje em dia é o melhor lugar para você disponibilizar informações sobre a sua empresa. Por isso, invista no seu site, oferecendo os dados de funcionamento, o ramo em que atua, a localização, as novidades da empresa etc.
Um exemplo bem interessante sobre a disponibilização de informações no site é a empresa Elite Consultores, que tem uma preocupação muito grande de como as informações sobre o seu negócio ficam organizados em um site. O site da empresa que traz menus sobre serviços, notícias, cadastro de currículos, FAQ (perguntas mais frequentes para sanar a dúvida do usuário rapidamente), clientes que a empresa atende (e que servem como referência para potenciais clientes) e contato (com possibilidade de enviar uma mensagem). Além disso, há um espaço do cliente, para atendimento mais rápido, chat ao vivo em horário comercia, exploram bantante palavras chaves nas imagens destaques do site, possuem uma seção chamada “ELITE na Imprensa” que agrupa tudo que sai sobre a empresa na mídia e também contempla um calandário de obrigações bastante útil para os seus clientes.
3 – Encontrabilidade
O termo “encontrabilidade” significa que a sua empresa deve ser fácil de ser encontrada pelos seus potenciais clientes. Afinal, nos dias atuais, tudo passa por pelo menos uma pesquisa breve no google. E é normal que, ao buscar sobre algum assunto, o consumidor clique nos links que aparecem primeiro e aparentam ser bem recomendadas. Se a sua empresa não é encontrada pelos buscadores da internet, com certeza é um empecilho para a chegada de novos clientes.
Uma ação bem-sucedida está relacionada aos descontos em Natal. Na capital do Rio Grande do Norte existe o site Pé de Descontos, que traz promoções de empresas da cidade e é bem posicionada no Google quando um usuário procura pelo termo “Descontos em Natal”. O internauta pode encontrar promoções em viagens, presentes, serviços de estética, serviços de mecânica etc. Para a sua empresa, esta é uma ótima estratégia, porque ela se torna conhecida e atrai mais clientes, podendo apresentar seus produtos e serviços para consumidores que ainda não os testaram.
4 – Divulgação
Qualquer empresa que atua na internet precisa fazer a divulgação de seus serviços. Utilize as ferramentas disponíveis, como as possibilidades de integrar o site com e-mail e redes sociais. A empresa deve ter um perfil no Twitter e no Instagram e uma fan page no Facebook, postando conteúdos relevantes para que seus seguidores/curtidores comentem as postagens. Esta também é uma ideia fundamental para atrair visitantes para o site.
Para citar um exemplo, você pode verificar as estratégias da Tam Viagens Mossoró. No Facebook, a empresa posta sobre assuntos variados, inclusive promoções relativas a viagens. Nesses posts há o link para o site, fazendo com que não só o internauta procure mais informações sobre o post, mas também visite o site, tendo uma chance maior de se tornar um lead (ou seja, interessar-se pelo produto ou serviço) e tomar a decisão de compra.
5 – Concorrência
É importante que qualquer empresa conheça seus concorrentes. No mundo virtual, não é diferente. Pesquise sobre a concorrência, verificando quais são as vantagens e as desvantagens de cada uma das empresas. Além disso, é bem provável que seus concorrentes já estejam na internet. Por isso, se você ainda não se convenceu em ter um site, pode ter certeza: sua empresa estará perdendo muitos negócios se não criar um.
A corretora de câmbio em Natal, Sol Corretora, é um exemplo perfeito de como ter um site auxilia a se destacar perante a concorrência. Utilizando estratégias de marketing em parceria com a Mix Internet, a Sol Corretora passou a ficar entre os primeiros lugares na busca pelas palavras-chave “corretora de câmbio em Natal”. Isso não só traz mais clientes à empresa, que também cumpre o seu papel de efetuar um bom atendimento, como também cria confiabilidade.
6 – Quebra de barreiras geográficas
A grande vantagem da internet é quebrar as barreiras geográficas. Ou seja, clientes de qualquer lugar do mundo podem acessar a sua empresa daqui de Natal; basta encontrá-la na internet por meio da busca das palavras-chave corretas. Assim, a sua empresa deve aproveitar esse benefício e chamar a atenção de potenciais clientes da sua cidade e também de fora dela.
Uma empresa que faz muito bem essa tarefa é a Maracajaú Diver, que presta serviços de turismo (como mergulhos e cursos relacionados, por exemplo) na Praia de Maracajaú. Com seu site, a empresa tem a chance de atrair turistas que vão para a praia ou para a região passar as férias. Por isso, tem um público potencial enorme, que ultrapassa suas barreiras geográficas.
7 – Dados dos visitantes
Toda jornada de compra (também chamada de buyer’s journey) passa pela visita ao site, transformação do potencial cliente em lead e tomada de decisão de compra. Por isso, o site deve estar preparado para adquirir informações sobre os visitantes. Algumas estratégias são formulários de contato, espaço para envio de mensagens etc. A ideia é que, a partir dos dados dos visitantes, a equipe de vendas possa entrar em contato e tentar encontrar a solução adequada para o problema do cliente em potencial.
Uma estratégia interessante que foi criada para capturar dados dos visitantes é a da empresa Ceiça Flores. A ação é o cartão virtual. No site há vários modelos que podem ser acessados e o potencial cliente pode enviar para uma pessoa que goste. No entanto, para fazer o envio, é preciso inserir seu e-mail, permitindo que a empresa entre em contato posteriormente.
8 – Relacionamento com clientes
A criação do site é feita pensando em criar um canal de relacionamento com os clientes. E com a sua empresa não deve ser diferente. Por isso, aproveite para deixar seus clientes e potenciais consumidores informados de tudo o que for importante e relativo à sua empresa. Alguns exemplos de informações são promoções, descontos, ofertas, mudanças de endereço, novos produtos ou serviços etc.
Qualquer informação que mantenha um relacionamento com os clientes é fundamental. Um exemplo é a empresa Forró com Turista, que traz até mesmo informações em inglês para atender turistas de outros países. O objetivo é mostrar o restaurante, o Centro de Turismo em Natal, as notícias relativas ao site, o contato etc. Dessa forma, a empresa mostra que tem grande preocupação com o relacionamento com o cliente.
A partir dessas informações e com os exemplos apresentados sobre desenvolvimento de site em Natal, você pode adaptar as ações para a sua empresa, destacar-se perante a concorrência e conquistar novos clientes, tendo a oportunidade de também fidelizá-los.
Se você quiser saber mais sobre as estratégia de marketing e do porquê sua empresa deve ter um site na internet, entre em contato ou deixe seu comentário!