Site Institucional x Redes sociais. O melhor é ficar com os dois
Atualmente, existem duas maneiras de uma empresa divulgar os seus serviços e produtos na internet: através das redes sociais e dos sites institucionais. Essas duas ferramentas possuem as suas vantagens e desvantagens, sendo importante compreendê-las para saber como agir na internet. Será que o conteúdo de uma Fan Page no Facebook substitui um site institucional bem trabalhado? Na realidade, as duas ferramentas são válidas, devem ser trabalhadas em conjunto e nenhuma das duas deve ser desprezada. Assim, nós vamos explicar como os sites institucionais e as redes sociais funcionam, bem como ambos os recursos se complementam.
Sites Institucionais
Os sites institucionais são caracterizados por trazerem informações a respeito da empresa, incluindo a sua missão, sua visão e os seus valores. Além disso, ele apresenta a equipe de profissionais, a localização e a explicação de todos os produtos e serviços oferecidos, funcionando como uma espécie de catálogo online.
O lado positivo é que esse tipo de página é de fácil indexação no Google e em motores de busca similares, gerando um bom ranqueamento que é responsável pela divulgação orgânica da empresa. Se for preciso, os responsáveis pela instituição podem organizar galerias com fotos, vídeos e formulários para o envio de mensagens. Por outro lado, os sites institucionais não oferecem muita interatividade com o visitante, mas ainda assim é possível inserir uma área de comentários ou de envio de e-mails para os clientes tirarem dúvidas ou enviarem alguma sugestão ou crítica à empresa.
Podemos perceber que a desvantagem do site institucional está justamente nessa falta de interação com o público, embora ele também possa oferecer o acesso às redes sociais, com links para o Twitter, o Facebook, o Instagram e o LinkedIn, por exemplo.
Redes Sociais
Como as redes sociais estão presentes cada vez mais na vida das pessoas, esse cenário gerou grande interesse das empresas em estar nesse meio. Também são notórios os resultados positivos das instituições que fazem ações no Twitter, no Facebook, etc. Por ser uma plataforma lucrativa, muitas empresas simplesmente pararam de investir nos próprios sites institucionais para darem mais importância às mídias sociais. Algumas delas, inclusive, abandonaram essa ferramenta e criaram apenas uma Fan Page personalizada no Facebook para que os seus clientes possam curtir o conteúdo postado.
O ponto positivo das mídias sociais é que elas permitem uma comunicação mais dinâmica com clientes, permitindo que eles enviem sugestões e reclamações facilmente. O site institucional, por sua vez, não oferece essa funcionalidade de maneira tão simples. No entanto, nas redes sociais, as atualizações deverão ser ainda mais frequentes do que as nos sites institucionais, ou seja, elas requerem mais dedicação.
Em qual investir?
Mesmo proporcionando mais interatividade com o público, uma empresa não deve abandonar o seu site institucional. Muitos clientes ainda procuram o site da empresa para obterem mais informação a respeito dos produtos ou serviços oferecidos, além de cases de sucesso e o histórico da instituição, por exemplo. É com esse tipo de informação que o visitante decide se acredita e se vai fazer negócio com a empresa.
Em poucas palavras, se uma empresa investe muito em redes sociais, cria ações de marketing e interage com o público, mas não mantém um site com credibilidade, os possíveis clientes podem até serem atraídos pela propaganda realizada, mas ao entrar em um site sem cuidados ou até mesmo não encontrá-lo, a chance de eles desistirem de um negócio é muito grande.
Dessa maneira, podemos afirmar que para uma empresa ter resultados com todas as ferramentas disponíveis, o ideal é ter um belo site institucional e também investir no gerenciamento das redes sociais mais populares. Para finalizar, o melhor cenário nesse sentido é conseguir integrar as duas plataformas e lembrar-se sempre que uma não substitui a outra.
Para encontrar a solução para o seu site institucional e ter profissionais capacitados que vão cuidar das mídias sociais da sua empresa, entre em contato com a Mix Internet. A agência que nasceu em 2008 tem tudo o que você precisa para a sua empresa na internet.