Saiba como usar o Instagram para divulgar PME
O uso das redes sociais se mostra cada vez mais plural. Se antes elas eram usadas apenas para conectar pessoas, hoje também são uma importante ferramenta de marketing para as pequenas e médias empresas.
O Instagram é uma das mais populares redes sociais, e nós não estamos falando apenas do número de usuários da rede de fotos e imagens (com mais de 400 milhões de pessoas conectadas), mas sim do seu uso por grandes marcas e empresas.
A Fortune listou as 500 marcas mais importantes do mundo, e delas 123 já usam o aplicativo para realizar campanhas essenciais para o seu negócio, como é o caso da Whole Foods, Starbucks, Nike e Ralph Lauren.
As pequenas e médias empresas têm mais vantagens na hora de divulgar seus negócios por essas redes sociais, principalmente quando falamos do mercado brasileiro.
O alcance do Instagram no Brasil
Ao todo já são mais de 29 milhões de brasileiros que acessam diariamente o aplicativo, mas a previsão é que esse número cresça de forma significativa, já que o Facebook possui no país mais de 100 milhões de usuários.
Isso permite que as empresas passem a apostar no Instagram como uma importante ferramenta de Marketing na hora de divulgar um pequeno ou médio negócio. Afinal, é possível atingir milhões de pessoas de uma única vez e de uma forma barata, rápida e instantânea.
De acordo com dados da Simply Measured, mais de 50% das maiores marcas do mundo postam semanalmente na rede social, um número maior do que o visto no mês anterior à divulgação dos dados e que revela o caminho pelo qual as médias e pequenas empresas devem seguir.
Resultados que empresas conseguem ao investir no Instagram
O Instagram, com o tempo, ganhou um destaque imenso entre as grandes empresas. Para se ter uma ideia, o engajamento do Instagram, hoje, é superior ao da maioria das redes sociais. A proporção é de 0,1% em média, enquanto para o Instagram é de 4,21%, segundo a Forrester Research.
Vamos entender esse sucesso do Instagram, por meio de três cases importantes:
Zappos
Imagens atraentes e motivacionais, em datas estratégicas como Natal, Ano Novo e outras, motivam os seguidores a compartilhar e interagir, fazendo dessa uma das maiores empresas de bolsas e calçados do mundo – sempre com um sorriso de satisfação;
Adidas
Um dos principais perfis do Instagram, a marca de produtos desportivos gera sempre burburinho e viralização ao lançar de maneira agressiva e impactante seus novos modelos. Um exemplo foi o lançamento do tênis ZX Flux, cuja campanha permitia que usuários personalizassem suas imagens com o modelo do calçado. Personalização é a peça-chave;
PBR
A importante cervejaria tem no humor a sua marca registrada. O convite é que usuários postem suas fotos ou compartilhem imagens engraçadas da própria marca, enfatizando o fato de gostarem de beber cerveja barata.
O melhor é que não importa o tamanho da sua empresa, se usar a estratégia certa você consegue encontrar um número cada vez maior de internautas, que passam a seguir sua marca e realizar até mesmo um engajamento voluntário.
Passos simples de como começar o perfil da sua empresa no Instagram
É normal que as empresas que ainda não usem o aplicativo se perguntem como usá-lo para promover o negócio, mas a verdade é que a resposta é mais simples do que parece. O Instagram deve ser usado para que você consiga interagir com o seu público e mostrar a eles curiosidade e até dicas que eles precisam. Por isso, o primeiro passo é se perguntar o que o público gostaria de ver.
Ao postar na rede social, o uso das hashtags é fundamental para interagir com os seus clientes. Elas servem, inclusive, para fazer com que a sua empresa seja mais buscada na rede e que suas fotos sejam repostadas mais vezes, o que irá te dar cada vez mais visibilidade.
A Mix Internet – Agência de MKT Digital também te ajuda nessa empreitada dando dicas valiosas sobre essa e outras redes sociais. Ficou com alguma dúvida sobre o post? Escreva pra gente pelos comentários.