Saiba como medir seu ROI em Marketing Digital
O ROI, retorno sobre investimento, é bastante conhecido no meio virtual, principalmente para quem empreende com apoio do marketing digital. A sigla corresponde a relação entre o dinheiro que é investido em uma ação de marketing digital e o quanto essa atividade oferece de retorno financeiro para o negócio.
Mas o que isso tem a ver com marketing digital? Para responder esse questionamento, precisamos lembrar que o marketing digital são ações que podem ajudar na promoção e/ou divulgação de uma marca, produto ou serviço, no contexto da web. Isso é feito através de anúncios no YouTube, e-mail marketing e mensagens personalizadas, com o objetivo de encontrar formas de reter clientes.
Por isso que, para lidar com o marketing digital, é preciso que você invista financeiramente nesses anúncios em diversas mídias. No começo de pequenos e médios negócios, a divulgação pode até ser feita gratuitamente, utilizando as redes sociais para chamar atenção do cliente. Depois, é interessante começar a investir uma quantia financeira para ter um retorno maior e mais fácil, como é o caso do Google Adsense, Adwords e anúncios no Facebook e no YouTube.
A partir do montante investido nessa divulgação, para convencer o consumidor a entrar no site, efetuar as compras ou apenas ler o lead e clicar na notícia, o retorno sobre o investimento pode ser calculado. Assim, é possível descobrir qual foi o seu ganho ou, em alguns casos, qual foi a sua perda.
Como calcular o ROI?
O ROI pode ser calculado da seguinte maneira:
ROI = (Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento Inicial x 100
Assim, a partir do resultado, as ações de marketing podem ser moldadas para haver maior investimento. Logo, as estratégias são repensadas e replanejadas. Algumas vezes, o que falta para um comércio online progredir é descobrir se o retorno sobre investimento está valendo a pena. O ROI também serve para verificar os erros em campanhas publicitárias no marketing digital, por exemplo.
Como medir o ROI no marketing
Nas ações de marketing digital, é difícil medir o ROI, já que a divulgação online costuma variar bastante e não ter uma constância. Por isso que foram criados outros tipos de retorno, em que o resultado é obtido através de sistema de pesos, conforme o tipo de ação de marketing digital, por exemplo: em blogs, no YouTube, e-mails etc.
Abrangência
Imagine que você divulgue sua marca e produto numa rede social como o Facebook. Você, tecnicamente, investiu um tempo para formar a divulgação na rede e recebeu muitos likes. Quantos seguidores você conseguiu no Twitter e Instagram também são uma maneira de contabilizar. Nesse caso o ROI é calculado com peso 2.
Engajamento
O peso nessa ação vale 3. Considere para isso todo o tipo de compartilhamento sobre o marketing digital feito, quantos retuítes e mensagens sobre o produto ou ação.
Conversão
Se, após a sua ação de marketing, o cliente gostou e resolveu comprar o serviço ou produto, o retorno será convertido em peso 4.
Exemplo:
ROI = (2.000 – 1.000) / 1.000 x 100
Nesse exemplo, o empreendedor teve 100% de lucro. Se a sua ação teve como principal argumento o compartilhamento e comentários nas mídias sociais, multiplique o resultado pelo peso 3. Logo, o ROI dessa campanha foi de 300%.
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