Qual a melhor estratégia de marketing digital? Descubra como garantir resultados rentáveis para sua empresa!
Se você é empresário e investe em ações de marketing tradicionais para expandir os negócios, com certeza já se perguntou se aquela estratégia está sendo o suficiente, principalmente quando o retorno obtido não atingiu as expectativas.
Sendo assim, é chegado o momento de expandir, e se tem lugar mais adequado para isso do que a internet, a gente desconhece. E é aqui que entra o maravilhoso trabalho do Marketing Digital.
E é justamente pela ampla variedade de ideias e soluções facilitadas pelo Marketing Digital que as empresas acabam se confundindo na hora de decidir seu objetivo e, consequentemente, a estratégia ideal. Logo, o risco de fazer alguma escolha errada é bastante alto.
Neste post, vamos falar sobre as principais estratégias utilizadas no marketing digital e como combiná-las a seu favor para impulsionar seu negócio. Confira!
Qual é a melhor estratégia de Marketing Digital?
1. Marketing Digital básico
Um site atrativo e perfis nas redes sociais: esses são os principais pilares que compõem a estratégia do Marketing Digital básico. Geralmente, esse é o primeiro contato que as empresas têm com ações de marketing, além de ser mais simples, rápida e barata de fazer. Porém, é mais do que isso: é o principal canal para a criação de uma estratégia digital.
É através do site que o cliente vai conhecer o seu produto, portanto, é fundamental que ele contenha informações essenciais como tipo de serviço, valores e canais de contato. Outros elementos que devem ter no site são:
- Qual é o propósito da sua empresa? Explique de forma clara o que a sua empresa faz, destacando os diferenciais dos seus produtos/serviços.
- Navegação e usabilidade: uma experiência de usuário é fundamental para que o cliente continue navegando no seu site. Menus simples e bem posicionados (página inicial, quem somos, serviços, portfólio, redes sociais, contato, blog, e etc), imagens rápidas de carregar e otimizadas para navegação via mobile. Para isso, invista em uma boa plataforma de hospedagem.
- Layout atrativo: A página deve reproduzir a identidade da sua empresa, portanto, utilize as cores que simbolizam a marca, crie um domínio (endereço do site) com o nome da empresa. Além disso, o layout simples contribui para a experiência do usuário e também para o bom ranqueamento no Google, tema que vamos explicar melhor no próximo tópico.
2. SEO
O Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs, redes sociais com objetivo de alcançar tráfego orgânico nos mecanismos de busca. Com o SEO bem feito, a sua marca ganha autoridade no mercado, recebe mais visitantes e aumenta as chances de conversão. E o que deve conter em uma estratégia de SEO?
- Conteúdo rico
- Palavras-chave
- Textos com parágrafos curtos que facilitam a leitura dinâmica
- Imagens otimizadas
- Quantidade e diversidade de backlinks
3. Links patrocinados
Se o seu objetivo é aumentar o número de visitas no seu site, o link patrocinado é uma estratégia eficiente principalmente para quem está começando. Os anúncios podem ser fixados em páginas de buscas do Google, redes sociais, portais de notícias, por exemplo, cujo link pode redirecionar para uma landing page, site ou blog da empresa.
Vale lembrar que para que a estratégia gere resultados, cada campanha deve ser bem segmentada para o público-alvo que deseja atingir.
4. E-mail marketing
Se sua empresa aplicou as estratégias anteriores, conseguiu atrair visitas e construir uma boa base de leads (contatos qualificados que demonstram interesse em algum produto ou serviço que sua empresa oferece,), esse pode ser o momento de investir em e-mail marketing. Por meio desses e-mails, que são disparados por uma ferramenta específica, você mantém seus leads nutridos com informações, promoções e novidades sobre a sua empresa.
5. Redes sociais
Você sabia que o brasileiro passa 4 horas do dia nas redes sociais? Assim como o site, as redes sociais podem ser o meio principal de contato do usuário com a sua marca. É um espaço interessante para gerar novos negócios e entender de forma mais direta as necessidades do seu cliente através da interação nos comentários, nos likes e compartilhamento dos posts.
6. Marketing de conteúdo
O Inbound Marketing, ou Marketing de Conteúdo, é a estratégia de Marketing Digital queridinha do momento. É uma nova forma de vender o seu produto/serviço oferecendo conteúdos ricos (artigos, vídeos, podcasts, e-books, newsletter, infográficos) que vão melhor conduzir o cliente na sua jornada de compra e, assim, ajudá-lo a solucionar uma dor específica.
Mas, afinal, qual é a melhor estratégia de Marketing Digital?
TODAS! O que pode potencializar ainda mais o seu objetivo é utilizá-las de forma associada. Quer saber como? Confira abaixo alguns exemplos!
- Crie um site e um blog em conjunto
- Os posts do blog podem ser divulgados nas redes sociais, na newsletter ou ainda transformados em infográfico ou vídeo
- Vai lançar um novo serviço? Crie uma newsletter contando as novidades e dispare na ferramenta de e-mail marketing para os seus contatos.
Para conhecer melhor como cada estratégia pode se aplicar no seu negócio, aqui na Mix contamos profissionais qualificados e antenados com as principais ferramentas para te ajudar a reforçar seu nome no mercado. Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato com a gente!