Quais são as vantagens de ter um site adaptado para celulares?
Os smartphones, tablets e outras tecnologias igualmente funcionais ganharam um espaço sem volta na vida dos consumidores em todo o mundo. Seja para ler notícias, utilizar redes sociais, comprar algum produto ou até realizar serviços bancários, as pessoas fazem uso inteligente da internet móvel, facilitando o dia a dia e dinamizando as atividades. O mercado espantosamente crescente de smartphones em todo mundo vem demonstrando o quanto os consumidores estão ávidos por conteúdos em sites disponíveis e adaptados a esta tecnologia, os chamados site mobile.
Em tese, a era globalizada mudou, radicalmente, a forma de se fazer Marketing. Principalmente na última década, a tecnologia transformou o comportamento do consumidor e, por consequência, as estratégias de divulgação das empresas. Segundo especialistas em marketing digital, não seria exagero afirmar que antes de a internet surgir e ganhar o globo terrestre talvez não tenha existido nada que expandisse os negócios de forma tão rápida e a baixo custo.
65% dos consumidores usam versão mobile
Pesquisas em todo mundo comprovam que cada vez mais as pessoas preferem comprar pela internet em vez de ir a lojas físicas para obter produtos e serviços. No Brasil, um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indica que, até 2016, a internet ganhará cerca de 40 milhões de novos consumidores, especialmente das classes C e D. Além disso, o mesmo estudo aponta que se hoje a penetração da internet é de 50%, em um ano, mais de 70% dos brasileiros deverão ter acesso ao mundo virtual.
O dado mais espantoso é que, em se tratando de conexão à internet, grande parte dos usuários estão nos celulares: de acordo com a “Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira”, divulgada em dezembro do ano passado, o número de consumidores que declararam acessar a internet por telefonia móvel cresceu 65% em 2014. Em relação a 2013, o aumento é de 40%, muito acima do esperado pelos pesquisadores. Isso comprova que, no Brasil, o marketing digital já está disponível para cerca de 80 milhões de usuários brasileiros, colocando o País em quinto lugar no ranking das nações mais conectadas do mundo.
Presença digital é a nova ordem mundial
Existe hoje uma necessidade plena de trabalhar a presença digital, um conjunto de atividades chave – dentre elas site mobile – para o sucesso atual de qualquer negócio. As principais plataformas/tecnologias digitais com este fim são as redes sociais (facebook, youtube, twitter), e-mails marketing e páginas na web, como sites, blogs, portais e hotsites. Neste sentido, é importante destacar que não basta criar estes canais de comunicação com o consumidor! Acima de tudo, é preciso ter uma equipe técnica responsável por mensurar, gerenciar e aprimorar os resultados nestas plataformas.
Com a vida corrida e as facilidades oferecidas por estas tecnologias, a tendência é que o número de clientes que acessam a internet, preferencialmente, por celulares e tablets cresça cada vez mais. Por isso, ter um site adaptado para dispositivos móveis é essencial enquanto estratégia de sucesso no negócio. Os resultados obtidos por muitas empresas, neste sentido, são altos, pois com uma interface distinta, que dispõe de informações rápidas e diretas, os consumidores são impulsionados a comprar de forma contínua, através de navegações agradáveis e, ao mesmo tempo, decisivas. Veja abaixo alguns modelos de sites que foram adaptados para versões mobiles também chamadas de responsivas:
Tam Viagens Mossoró: www.tamviagensmossoro.com.br
Marina Badauê: www.marinabadaue.com
Colégio Fênix: www.colegiofenix.net
Ceiça Flores: www.ceicaflores.com.br
Adaptar um site para dispositivos móveis requer, entretanto, diferenciais, já que a tecnologia e as estratégias digitais utilizados no site da empresa não costumam funcionar em celulares e smartphones. Além de um design adaptado para telas menores, e imagens e vídeos com velocidade compatíveis à internet dos dispositivos móveis, é preciso estar atento ao conteúdo apresentado ao cliente.
Ao acessar um conteúdo por tecnologia móvel, o consumidor requer material claro e objetivo, com uma linguagem de fácil entendimento. Se o site demorar a carregar, a empresa corre o sério risco que nunca mais ser acessada por aquele cliente. Para obter resultados positivos no negócio, é preciso investir no canal de comunicação com o cliente que, hoje, supera quaisquer formas anteriores de se fazer negócio.
Não perca tempo e ofereça um site mobile para seus clientes. Procure uma empresa que possa desenvolver esta ferramenta para a sua empresa, planejando e monitorando os diferenciais que você passará a mostrar no mercado!