Primeiros passos para uma empresa offline fazer marketing digital
Em tempos de internet, empresa que não está marcando presença online, com site, blog e redes sociais praticamente “não existe”. Em torno de 90% das decisões de compra são feitas através da internet e ficar fora dessa é prejuízo certo e perda inevitável de novos clientes e contratos. Para uma empresa, o marketing digital eficiente pode significar margens de lucro cada vez maiores, como também, o fortalecimento de sua marca além de estreitar cada vez mais sua conexão com os clientes/consumidores.
As pessoas estão passando cada vez mais tempo conectadas. Ao invés de pedir opinião dos pais, dos amigos ou dos vizinhos, elas apelam para as redes sociais. Comparam, pesquisam e buscam informações pela rede. Assim, não basta apenas oferecer o produto, é preciso mostrar para o cliente que você pode ajudá-lo em suas necessidades, criando um vínculo de confiança que resultará em um volume maior de vendas.
Como ser visto na internet: primeiros passos do Marketing Digital
Foi-se o tempo que um criar site todo colorido era o bastante para chamar a atenção dos clientes. Atualmente é necessária toda uma estratégia de marketing para garantir que uma empresa tenha bons resultados como ter novos clientes, fidelizar os antigos, fortalecer a marca e ser reconhecida como autoridade em seu campo de trabalho.
Assim, novas estratégias de marketing foram criadas para atingir esses resultados, não mais atingíveis pelo sistema tradicional. É o que se conhece atualmente por marketing digital.
Passo 01: Invista em sites e blogs
O site é a “casa” de sua empresa na internet. Deve ser criado com um design atraente, limpo e amigável. Um site lento para carregar, pesado, sem um bom design afasta os usuários e tende a criar uma imagem negativa da marca que está sendo promovida. Além do site da empresa, também é importante ter um blog.
Através do blog, que deve ser sempre atualizado com conteúdos relevantes e constantes, a empresa pode ajudar o cliente a encontrar soluções, guiá-lo através de sua jornada de compra, mostrar o conhecimento da empresa a respeito daquele assunto. Dessa forma, o conteúdo relevante, além de ser encontrado mais facilmente pelos motores de busca, irá fortalecer a marca e colocar a empresa como um referencial para os usuários, além de permitir a interação com o cliente, conhecê-lo e segmentá-lo de acordo com seus interesses, de modo a garantir o máximo de retorno da publicidade online.
Para conseguir isso tudo, um blog deve ser estrategicamente pensado. Através dele é que acontecerão todas as outras ações de marketing, como as redes sociais, landing pages, email marketing, etc.
Embora o marketing digital tenha um custo bastante inferior ao da publicidade tradicional, para se obter resultados expressivos o mais indicado a fazer é contratar uma equipe especializada e eficiente em obter retorno garantido através do marketing digital. Uma boa opção de marketing digital em Natal é a equipe Mix Internet, em atividade desde 2008, com vários casos de sucesso.
Passo 02: faça das redes sociais suas aliadas
Rede social, quando bem trabalhada, é garantia de milhões de acessos. Atualmente a internet é o assunto do momento, e as redes sociais são uma vitrine gigantesca para qualquer marca.
Se um vídeo ou postagem cair nas graças do público, o chamado “viral”, ele pode ter milhões de compartilhamentos e visualizações e ser notícia online e offline. Para ter certeza de que a publicidade na rede social está atingindo o público certo e as postagens gerando vendas, é necessário o uso de métricas específicas, ou seja, o acompanhamento do cliente e a observação de suas ações, bem como o direcionamento para que ele faça a ação desejada. Assim, a postagem na rede social é não é um fim em si só, é parte de todo um processo.
E um detalhe: não basta inserir conteúdos sem cuidado em uma rede social qualquer, escolhida ao acaso, como se não houvesse amanhã. Para o marketing nas redes sociais ser realmente eficiente, é necessário usar a rede certa, aquela que é mais utilizada pelo público-alvo da empresa.
O LinkedIn, por exemplo, que é uma rede social voltada para contatos profissionais, pode não ser o melhor veículo para anunciar roupas de bebê. Já uma empresa voltada para o público jovem, poderá postar vídeos atraentes para atrair e fidelizar seu público, e dessa forma suas campanhas de vídeo ficariam melhor no You Tube.
Apesar de ser uma ferramenta incrível para atrair e fidelizar clientes, as redes sociais também tem seu lado negativo: uma campanha mal-feita, ou um simples descuido com o cliente, pode “queimar” muito facilmente a marca, e às vezes até mesmo de maneira irreparável. Para evitar isso, é melhor contratar um serviço especializado. Para ajudar você a obter os melhores resultados no marketing digital, Mix Internet também oferece o serviço de Gerenciamento de Redes Sociais.
Passo 03: SEO, a otimização da busca
A maioria das pessoas, quando tem alguma dúvida ou procura alguma coisa, vai no Google, e obtém os resultados desejados. Porém, estar nos primeiros lugares nas páginas de busca não é sorte, é fruto de um trabalho minucioso. É aí que entra o serviço de SEO, que em inglês, significa: Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca, serviço esse também oferecido pela Mix Internet.
Passo 04: Landing Pages ajudam a criar mailing
Landing Page, do inglês “página de aterrissagem”, é uma página em um blog ou site específica para que o cliente realize uma ação desejada, geralmente em troca de algo que seja interessante para ele, como um e-book, por exemplo. Elas podem ser usadas com diversos propósitos, mais o mais utilizado é a captação de e-mails, para criar uma mailing direcionada ao público-alvo.
É uma ação de marketing bem direcionada para venda, onde você dialoga direto com o cliente e apresenta-lhe propostas mais específicas, bem como o mantém informado de tudo que sua empresa oferece, seja novidades, descontos, entre outras coisas.
Como o cliente voluntariamente deu seu e-mail para você através da landing page, autorizando-o o a entrar em contato com ele, esse é um canal de contato que deve ser bem aproveitado.
E-mails em excesso tendem a causar o efeito oposto, ou seja, o cliente ifca saturado de tanta publicidade e opta por não receber mais e-mails da empresa, além da mesma ficar com uma imagem negativa.
Como realizar todas essas atividades demandam tempo, sem contar que sem conhecimento do assunto, podem não ser conseguidos resultados expressivos ou pior, fazer a marca ter uma imagem negativa na mente dos clientes, não é aconselhado arriscar sozinho. Se você tem dúvidas a esse respeito, é melhor procurar ajuda de pessoas mais experientes no assunto, o pessoal da Mix Internet estará sempre pronto a atendê-lo.
E você, como tem trabalhado o marketing digital de sua empresa? Está insatisfeito com os resultados? Considera que poderia melhorar? Compartilhe com a gente!