Os sete erros mais comuns nas redes sociais corporativas. Saiba como evitá-los!
Sabe-se que as redes sociais são uma das melhores ferramentas para divulgação e atração de clientes. Isto porque com a era do marketing digital, as empresas buscam atingir seu público-alvo, otimizando seus gastos e ampliando o alcance de suas campanhas.
De qualquer modo, há ainda uma grande parcela (possivelmente a maioria) de empresas que ainda comentem erros online, e deste modo, deixam escapar retornos positivos. Pensando neste assunto, separamos os erros mais comuns cometidos pelas empresas em redes sociais de modo a conhecê-los e evitá-los. Acompanhe!
1. Não conhecer o seu público-alvo
Conhecer o público-alvo é tão fundamental para todos os setores do negócio quanto para um bom desempenho nas redes sociais. Logo, quando não se conhece os possíveis interessados pelo que a empresa dente a oferecer, torna-se difícil a possibilidade em segmentar as campanhas nas redes sociais.
Com isso, as empresas também comentem um outro erro que será citado posteriormente, que é se expor em todas as redes sociais possíveis para tentar atrair um público que simplesmente não foi definido na estratégia.
Por outro lado, quando se traça o perfil do público-alvo logo no início do empreendimento, é possível otimizar os esforços e ir direto ao ponto com conteúdos corretos, além de linguagem ideal para este público.
2. Não investir no design
Nenhum leitor ou cliente gosta de acessar um site incompleto, com erros e falta de informação, logo, o mesmo ocorre em perfis de redes sociais. Com isso, um dos erros comuns de grande parte das empresas está na falta de atenção ao layout e demais detalhes de seu perfil.
Manter informações atualizadas como endereço, telefone, e-mail e demais formas de contato são detalhes essenciais. Além disso, as capas de perfis devem ser atrativas pelo simples fato de serem a primeira vista dos leitores e clientes quando acessam o perfil da empresa. Deste modo, uma ótima dica é terceirizar o design para se obter um resultado satisfatório.
3. Trabalhar conteúdo sem linha de comunicação
Um erro muito comum, está no fato das empresas não trabalharem o conceito a ser criado para o seu público em redes sociais. Isto reflete no caso de não criar-se uma estratégia baseada em pesquisa de mercado, análise da concorrência e as necessidades dos consumidores do segmento em que se atua.
Novamente, aqui é preciso rever a importância em traçar o público-alvo da empresa de modo que os conteúdos sejam realmente direcionados para este publico. Com isso, as interações e interesse em obter maiores detalhes sobre as postagem serão maiores e consequentemente a empresa terá maior retorno nos conteúdos publicados.
4. Não postar regularmente
Deixar de postar conteúdos por um longo período também é um dos erros cometidos pelas empresas. Isto porque além de causar esquecimento por parte do público já presente, há ainda a impossibilidade de ampliar o número do público que interage e possivelmente torna-se cliente.
Deste modo, a empresa não deve pecar nem pelo excesso e nem pela falta de postagens.
5. Não responder os comentários de seus fãs
Sabe-se que o principal objetivo das redes sociais é realizar a interação e aproximação entre as pessoas, e deste modo, a base desta interação é a comunicação.
Com isso, um erro muito comum que as empresas cometem, está em não responder os comentários de seus fãs, podendo trazer sentimentos de insignificância perante a uma empresa que não dá atenção ao seu público. Sendo assim, a empresa deve estar preparada para qualquer tipo de feedback e pronta para responder aos seus leitores quando estes deixarem seus comentários. Além disso, está é uma excelente oportunidade para ampliar o conhecimento do público-alvo.
6. Querer estar presente em todas as redes sociais
É fato de que quem procura focar-se em todas as estratégias, acaba por não conseguir focar-se em nenhuma delas. Logo, querer estar presente em todas as redes sociais, traz o consumo de tempo e mão de obra para criação de conteúdos diferentes, além da perda de foco.
Este erro em muitos casos é provocado pelo fato de não conhecer complemente o público-alvo e deste modo, a empresa passa a se arriscar em todas as redes sociais possíveis.
Vale ressaltar, que a empresa pode optar pela diversificação, porém, recomenda-se pesquisar em quais redes sociais se encontram o maior volume do público-alvo. Deste modo, por meio de pesquisas ou uso de ferramentas como o Buzzsumo é possível obter dados relevantes e optar pelas redes sociais adequadas.
7. Não mensurar resultados
Sabe-se que o marketing digital trouxe a facilidade em mensurar resultados, sendo este um recurso essencial em qualquer estratégia para se evitar gastos desnecessários em campanhas.
Com isso, o velho ditado de que não se pode gerenciar o que não se pode mensurar, também funciona para as redes sociais. Logo, empresas que não medem os resultados para saber o quão eficientes suas estratégias estão sendo nas redes sociais, estão cometendo um dos erros mais comuns.
Por outro lado, uma excelente dica é contar com o uso de ferramentas que disponibilizam relatórios de tráfego gerado pelas redes sociais. Sendo interessante neste caso, contar com o apoio de uma empresa que auxilie nesta gestão.
Com base nas dicas citadas, foi possível conhecer os erros mais comuns cometidos pelas empresas em redes sociais. Deste modo, se sua empresa se enquadrou em ao menos um dos erros listados, é preciso rever tais aspectos para adequar as estratégias e passar a obter melhores desempenhos para atrair e reter o público-alvo utilizando as redes sociais.
Ressalta-se que ainda que a consultoria de uma empresa especializada em marketing digital e demais aspectos relacionados ao design, pode ser a solução para corrigir tais erros e alcançar excelentes resultados online.
E você, tem dito dificuldades em obter bons resultados com as redes sociais? Nós podemos te ajudar!