O que é Funil de Vendas? Saiba como essa estratégia pode ser benéfica para sua empresa
Nos dias atuais em plena era digital, não podemos negar que o relacionamento consumidor-empresa mudou. No entanto, ainda é comum vermos empresas utilizando técnicas de vendas de 30, 40 anos atrás.
Quando o resultado não é satisfatório, a culpa sempre cai no colo das equipes comerciais, já que são as únicas responsáveis pelas vendas. Essa dinâmica desatualizada não acompanha as novas tendências de vendas, que incluem entender e atender a fundo as dores dos clientes e o que ele realmente espera daquela solução apresentada.
E foi devido a estes problemas que o funil de vendas surgiu – mudar essa realidade através de uma nova visão sobre relação consumidor-empresa. Com essa estratégia, os gestores e vendedores têm maior poder de ação e de interpretação do desejo do cliente, além de melhor identificar novos negócios e oportunidades.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é o funil de vendas e como essa estratégia, quando bem aplicada, pode aumentar o faturamento da empresa.
O que é o funil de vendas?
Tempos atrás, o marketing possuía apenas a finalidade de atrair possíveis clientes para dentro do funil para que em seguida, o time de vendas entrasse em ação para ajudar o cliente no processo de compra. Hoje, o marketing digital dá a possibilidade de a empresa automatizar maior parte dessa estratégia.
O funil de vendas é considerado uma metáfora ou representação visual do processo de compra do cliente, da descoberta do produto/serviço até o fechamento da compra.
O funil de vendas é dividido em três segmentos: topo, meio e fundo. Vejamos abaixo como cada etapa é definida:
Topo de funil
O topo do funil é a primeira experiência do cliente com o seu negócio. Ele ainda não está buscando por nenhum dos seus produtos ou serviços e desconhece que possui algum problema a ser solucionado. Nesta etapa, as estratégias de marketing – conteúdos multimídia, newsletters e posts de blog – devem fazer com que o público descubra que necessita das soluções oferecidas pela sua empresa.
Meio de funil
Nesta etapa, o possível cliente já está buscando produtos ou serviços como solução para o seu problema. Este é o momento ideal de captar os seus dados nesse momento para que assim a empresa comece um trabalho de qualificação e um relacionamento mais próximo com o cliente a fim de orientá-lo na sua decisão de compra.
Essa qualificação é de responsabilidade do time de marketing, que deve oferecer webinars, cases de mercado, newsletters personalizadas, blog posts voltados para um público mais educado sobre o seu mercado e ebooks, que é acessado após o cliente preencher com seus dados.
Fundo de funil
O cliente que chegou na etapa do fundo de funil já tomou a sua decisão de compra e agora está considerando as soluções ofertadas pela empresa, no entanto, ainda necessita de informações que o convençam a fechar negócio. É nesta etapa do funil onde a empresa vai, literalmente, vender seu peixe, e apresentar de forma mais direta os seus serviços, reforçando o porquê sua solução é a ideal para o cliente.
Por que o funil de vendas é uma estratégia tão valiosa para sua empresa?
Quando a empresa enxerga o seu funil de vendas não apenas como uma representação visual, mas, sim, como um gráfico que contém informações valiosas sobre o seu cliente, número de vendas e potenciais resultados, ao monitorá-lo, torna-se mais fácil prever a qualidade dos leads, a saúde das vendas e o tempo que os contatos passam em cada etapa.
Além disso, é uma forma de descobrir os reais motivos pelo qual aquele cliente chegou a sua empresa, como eles pesquisam tal solução e suas principais dúvidas no momento da compra. Todas essas informações são bastante valiosas para que o time de marketing faça um gerenciamento mais ágil do funil de vendas e aplique as estratégias de forma mais segmentada.
Agora que você já sabe como funciona o funil de vendas, o que acha de montar agora mesmo esta estratégia para sua empresa? Para saber mais, preencha o formulário abaixo que um dos nossos especialistas entrará em contato com você!