O que é e como a geração de leads pode aumentar as vendas da sua empresa?
O marketing digital amplia as possibilidades de aproximação das empresas de seus clientes e permite desenvolver ações direcionadas, que vão gerar atendimentos personalizados e, consequentemente, mais assertivos.
Para que isso seja possível, é preciso que as empresas desenvolvam mecanismos e estratégias para gerar e nutrir leads. Mas afinal, o que é um lead e como uma estratégia de geração pode ajudar a sua empresa a ter mais conversões? Confira.
O que é um lead?
Lead nada mais é do que uma oportunidade de negócio. Ou seja, ele é alguém que se interessa ou quer comprar algum serviço ou produto da empresa, o que o transforma automaticamente em cliente potencial. Só pela sua definição já é possível entender a sua importância para as empresas de qualquer segmento, mas aqui é importante entender a diferença entre os leads e os visitantes. Definir esses conceitos é essencial para traçar uma estratégia eficiente e para geração de leads qualificados.
Visitantes x Leads
O seu site pode ter um tráfego alto, mas isso não significa que ele seja movimentado apenas por leads. Com certeza os visitantes também estão interessados no que a sua empresa oferece, sejam produtos ou serviços, mas você não os conhece, não sabe as suas necessidades e não possui nenhum outro tipo de informação que lhe ajude a traçar uma jornada de venda. E, se você está no escuro, de nada adiantam os números de tráfego, não é mesmo?
Para um visitante se transformar em um lead, é preciso que você saiba quem é essa pessoa e que tenha algumas informações para traçar o seu perfil e entender o interesse que ela tem na sua empresa. Nesse sentido, o foco pode ser na obtenção de e-mail, a informação mais importante de um visitante para empresa, pois é a partir dele que se pode iniciar um canal de comunicação. É possível desenvolver estratégias para conseguir com que ele forneça essa informação em troca de algo que tenha valor, uma verdadeira moeda de troca, como um formulário no site para receber ofertas exclusivas ou até mesmo uma landing page para o envio de conteúdos exclusivos, de acordo com as suas necessidades.
Por que sua empresa deve investir na geração de leads?
O setor de marketing da empresa precisa estar atento à importância de adotar uma estratégia para captação e qualificação dos visitantes do seu site. Investindo na geração de leads, cria-se oportunidade comercial e de relacionamento com esse novo prospect, o que faz com que ele fique mais familiarizado com os produtos e serviços da empresa, até o momento em que se sinta pronto para se tornar efetivamente um cliente.
Quando a estratégia de marketing acompanha e tem definidas as ações para cada etapa do ciclo de compra do cliente, aumentam as chances de conversão, o que influencia diretamente no crescimento da empresa e na prosperidade dos negócios.
E a sua empresa, investe na geração e nutrição de leads? Ficou com alguma dúvida sobre a importância de adotar essa estratégia? Escreva pra gente pelos comentários.