Marketing Digital: O mundo está na internet. É onde seu negócio também deve estar!
Com uma população de mais de 202 milhões de brasileiros, 61,6 milhões de pessoas já fizeram alguma compra online. Impressionou-se com esses números? Pois saiba que, destes, 51,5 milhões fizeram pelo menos uma compra em 2014. São 10,2 milhões de brasileiros entrantes no universo do comércio online.
Os números realmente não param de impressionar. Se você acha que vivemos em uma crise, parece que esta não chegou ou está tardando a chegar à internet. Hoje, o Brasil está em 5º lugar no ranking mundial de e-consumidores — ou seja, aqueles que fazem suas compras pela internet. Isto representa um faturamento que, em 2014 alcançou R$35,8 bilhões, 24% em relação ao ano anterior.
Você (e todo mundo) precisa estar na internet
Ter o seu negócio na internet. É mais do que provável que você já tenha se dado conta desta necessidade. Mas a verdade é que, como os tempos são outros, é natural que surjam dúvidas sobre o que fazer uma vez que sua empresa já criou seu site, já que este é só o início, a pequena ponta do iceberg de tudo o que há para ser feito no ambiente digital.
Como atrair, envolver e impactar as pessoas e aproveitar todo o alcance proporcionado pela internet? Há mais pessoas propensas a comprar e fazer negócio pela internet, mas também há muito mais dispersão e muito mais formas de atrair e reter. As pessoas têm mais desconfiança, a oferta de conteúdo é gigantesca e para alcançar vários clientes precisa ter estratégias bem sólidas.
Crescimento do mobile: onde estão seus clientes?
Parece que o ambiente digital têm novidades a cada segundo. Se isto só já é desafio suficiente para quem quer impulsionar sua marca e sua empresa na web, como lidar com o fato de que os hábitos na internet podem mudar drasticamente, antes que você perceba?
Pois fique atento para o movimento mais incontornável que acontece agora, e para o qual é preciso uma série de adaptações: de conteúdo, de tecnologia e de campanhas. Ele diz respeito ao fato de que o mobile — acesso por smartphones e celulares — cresce cada vez mais. Isto porque, dos novos entrantes na internet, parte do público pertencente à classe C. São eles os chamados novos donos da Internet. Representam, atualmente, 54% dos brasileiros online e o smartphone é sua porta de entrada.
Este público que mais mobilidade e imediatismo, consumindo conteúdo e compartilhando informações nos mais diversos canais, em dispositivos que o acompanham para todo lado. Fazer suas compras, acessando produtos e serviços pela web é consequência natural dos seus hábitos. O chamado e-commerce, não por acaso, suplantará rapidamente a compra via desktop ou notebook — ainda mais considerando que 86% dos usuários de smartphone fazem pesquisa de compras no celular.
Compreender este novo cenário e os hábitos de quem está na internet é fundamental para as marcas, para todas as empresas que pretendem ter sucesso digital. Mais do que se preocupar com canais e ferramentas (Site responsivo? Aplicativo mobile?), é preciso compreender a lógica de aproximação dos consumidores. Relevância é a palavra-chave.
Todo o Brasil está nas redes sociais. E seu negócio, está onde?
O Brasil é grandiloquente em números também nas redes sociais. Os usuários estão em peso nestes ambientes, que são responsáveis pelos aplicativos para smartphones mais acessados. Não se pode, portanto, ignorar estratégias que prevejam criação de conteúdo e campanhas nestas redes. As cinco mais conhecidas são indispensáveis: Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Google+ e LinkedIn.
Para estar nas mesmas, é importante ter uma estratégia sólida de Marketing de Conteúdo. Juntamente à compreensão da importância e das possibilidades da internet, qualquer negócio pode estreitar seu relacionamento com os clientes e prospects, gerando mais negócios, mais visibilidade e mais lucro.
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