Marketing Digital: Como Criar Personas (O Guia absolutamente completo)
Hoje em dia, com a internet se tornando um dos meios mais propícios a novos negócios e empreendimentos, existem diferentes formas de criar e otimizar o jeito como você realiza o marketing digital da sua empresa. Dependendo do campo e da área de atuação da mesma, algumas coisas funcionam melhor do que outras.
Porém, uma das estratégias mais utilizadas no que diz respeito ao marketing digital por toda e qualquer empresa é o marketing de conteúdo, que ajuda a realizar o processo de aproximação com o leitor e cliente e propicia uma identificação com o mesmo atráves da divulgação de conteúdos extraordinários e relevantes. Basicamente, o marketing de conteúdo aproxima os clientes da marca, dos valores e missões ao disponibilizar informações de altissíma qualidade.
Dentro do próprio marketing de conteúdo existem estratégias para deixar seus post, texto, artigos, webinar, vídeos, e-books, planilhas e outros materiais mais atrativos aos seus clientes. Uma destas maneiras é a criação das personas. Essas personas são, basicamente, uma representação fictícia do perfil do seu cliente, por meio da qual você introduz diversas características que correspondem à forma como o seu cliente ideal agiria em situações pontuais.
As personas – também conhecidas como buyer personas – servem para ajudar a empresa, como um todo, a se aproximar do cliente, melhorando a comunicação e o direcionamento dos produtos, bem como o marketing digital – de conteúdo.
Como criar personas para melhorar o seu marketing digital
Para criar personas direcionadas ao marketing digital, é necessário realizar pesquisas que coletem dados de clientes reais, para que, então, você possa utilizá-los para traçar o perfil mais recorrente nos seus clientes.
Nestas pesquisas, você deve buscar saber algumas coisas sobre o trajeto que o cliente percorreu para chegar até a compra final do seu produto, desde o aparecimento de um problema até a escolha pelo que você tem a oferecer.
Ter as noções destes caminhos percorridos pelo cliente é fundamental para que o seu marketing de conteúdo, bem como o marketing digital, obtenha sucesso. Essas informações serão o que guiará você na produção do conteúdo que interesse de verdade os seus clientes, fazendo com que visitem a sua página com mais frequência, induzindo a novas conversões, possivelmente.
A pesquisa e entrevista na criação das personas
Na hora de coletar os dados para a montagem da sua persona, é necessário que você tenha boas perguntas prontas para extrair o máximo que puder dos seus clientes no que diz respeito a respostas e complexidades que possam estar envolvidas na jornada do cliente até o momento em que ele esteja pronto para adquirir seu produto ou serviço.
Perguntas básicas
Perguntas básicas como lugar de origem, idade, gênero e estado civil são ótimas para começar a entrevista, de forma a familiarizar o cliente e prepará-lo para as perguntas mais profundas e complexas. Saber como é a rotina do seu público-alvo, bem como quais são os seus objetivos também é importante para a consolidação da sua estratégia de marketing digital.
Triagem de resultados
No momento de montar o resultado da pesquisa e introduzí-lo na criação da persona, podemos observar vários pontos em comum nos clientes. Um outro ponto de convergência entre os perfis são as dores – os problemas que enfrentaram e que acabou levando-o a buscar soluções, como seu produto ou empresa.
Detalhamento é essencial
Pedir um passo a passo específico sobre como a pessoa chegou até o seu produto, empresa ou site também é importante, não só para o marketing de conteúdo, mas, também, para as outras estratégias, como anúncios e outras mídias melhorando a qualidade do marketing de conteúdo como um todo.
Passos finais para criação da buyer persona de sucesso
Depois de coletar estas informações básicas – e outras que você possa considerar pertinentes – é a hora de juntar todos estes dados, filtrá-los, buscar pontos de convergência e montar a sua persona ideal. É essa pessoa fictícia que motivará o seu marketing de conteúdo e fará com que você consiga direcioná-lo melhor aos seus clientes, melhorando o seu relacionamento com eles e a eficiência do seu marketing digital como um todo.
Para conhecer mais sobre personas e estratégias de marketing digital, não deixe de acompanhar as próximas postagens. Fique sempre com as últimas atualizações e não esqueça de comentar abaixo!