Marketing digital: 3 motivos incríveis para investir e driblar a crise
Todo mundo sabe que a palavra crise gera incertezas, medos e receios por parte do mercado. Um cenário econômico conflituoso faz com que o as empresas assumam certas tendências, como, por exemplo, migrar da loja física para a loja virtual como forma de minimizar os gastos.
Apesar do momento delicado pelo qual a economia passa, as lojas virtuais crescem a cada dia e já faturam mais do que no ano passado. Isso, além de cortar custos que uma estrutura física demanda, acontece por conta de duas palavras já muito conhecidas no meio online: o Marketing Digital.
Essa nova modalidade de marketing nada mais é do que um conjunto de ações de comunicação utilizadas por uma empresa nos meios digitais, sendo eles, telefones ou internet. Com isso, a empresa consegue comercializar seus produtos, divulgar suas ações e conquistar novos, além é claro, de fidelizar seus antigos clientes.
De acordo com os dados da Loja Integrada, só no primeiro semestre de 2015, o número de lojas virtuais já cresceu mais de 40%. E as vendas nesse mesmo período já são 11% maiores do que se comparadas com o mesmo período do ano passado. Isso acontece porque o lojista percebeu que a maioria dos clientes já está na internet e sabe que ali é possível competir.
Mas não pense que apenas quem tem uma loja virtual pode usar a rede mundial de computadores para driblar a crise e continuar crescendo. O Marketing Digital é plural e democrático e pode ajudar você a vender tanto dentro quanto fora da internet, ou seja, ele lhe ajuda se você tem apenas uma página (site) de sua empresa ou se possui também um e-commerce.
Por que usar o Marketing Digital durante a crise?
Marketing Digital requer um menor investimento
Diferente do marketing tradicional que demanda muitos recursos e milhares de reais para ser executado de forma satisfatória (como no caso da propaganda em jornal, por exemplo), o Marketing Digital é mais rápido, dinâmico e também mais barato. Tudo isso sem diminuir a qualidade do serviço, já que atinge o público de forma imediata, e não apenas em um determinado horário ou edição de uma publicação.
O retorno das ações do Marketing Digital também oferece outra vantagem. É mais rápido do que o marketing comum e pode ser realizado de qualquer lugar, já utiliza o meio online.
A eficácia da campanha aumenta com o Marketing Digital
O segundo ponto a ser levado em consideração são as ótimas opções de publicidade online que a internet oferece. De Facebook Ads a Links Patrocinados, tudo pode ser usado por um baixo custo e ter um alcance muito maior do que o marketing tradicional. Por exemplo, ao usar uma rede social, você pode alcançar um número enorme de usuários em todo o País.
Essas ações funcionam da seguinte maneira. Para os Links Patrocinados, a empresa paga um valor para que a página apareça sempre no topo dos sites de busca. Com isso, toda vez que o internauta procurar por uma das palavras-chaves relacionadas com o seu negócio, a sua empresa aparecerá entre as primeiras opções de resultado. O que gera mais visibilidade e clientes.
Já no Facebook Ads, por exemplo, a propaganda é colocada em um site ou blog que tenha foco no seu público alvo, permitindo as que sua visibilidade também seja maior.
E quando falamos em redes sociais os números impressionam ainda mais. Isso porque o número de brasileiros na internet já ultrapassou os 89 milhões de pessoas, de acordo com dados da consultoria eMarketer.
Nas redes sociais algumas ações também podem ser feitas na hora de pensarmos em Marketing Digital. Se sua empresa tem uma página e publica nela, você pode impulsionar sua publicação. Isso permite que aquele material seja levado a um público maior, além de simples curtidores de uma página.
Além disso, quem opta pela publicidade online também consegue por meio do Marketing Digital, mensurar melhor e de forma mais rápida os seus resultados. Além de interagir de forma quase instantânea com o seu público. Sem que pra isso você tenha que gastar outros milhares de reais.
Ações de Marketing Digital incentivam a fidelização do cliente
Outro ponto importante e muito explorado dentro do Marketing Digital é o que chamamos de fidelização de clientes. De acordo com os últimos estudos de mercado, sabemos que para fidelizar e conquistar o seu público é preciso que você entregue a eles um conteúdo de qualidade, útil e exclusivo e um bom posicionamento nos sites de busca.
E isso pode ser conquistado com passos já muito conhecidos no mercado de Marketing Digital, SEO, Storytelling e o Inbound Marketing. Desse modo você consegue chamar mais clientes para o seu site ou marca, de acordo com os interesses do internauta e sua capacidade de fisgá-lo. Tudo para que você, sua marca e sua empresa continuem crescendo mesmo com a crise. Isso porque você oferece um conteúdo de qualidade no qual seu cliente se identifica. E a aproximação entre empresa e comprador é maior.
E então? Ansioso por conhecer mais sobre o mundo do marketing digital? Então a dica é uma só: acesse sempre nosso blog! Abraços!