Entenda porque é essencial seu site ser adaptado para mobile
Pesquisa Mobile Rport, feita pela Nielsen Ibope mostrou que 68,4 milhões de brasileiros acessaram a internet utilizando o smartphone no primeiro trimestre de 2015. Além disso, 67% dos consumidores afirmaram que concluíram uma compra quando o site oferecia os recursos favoráveis para isso. Ou seja, hoje em dia, as pessoas usam o aparelho não apenas para comunicar, buscar informações. Também usam para fazer compras.
Por que é essencial que seu site seja adaptado para mobile?
O Google, um dos maiores buscadores da atualidade, anunciou que os sites móveis ou adaptados para visualização nos dispositivos móveis terão prioridade no momento em que o usuário fizer alguma busca. Esses são motivos mais do que suficientes para adaptar o seu site para o acesso facilitado em smartphones e demais gadgets. E não é um bicho de sete cabeças, uma vez que existem diversas técnicas de desenvolvimento simples e acessíveis. Saiba mais.
Teste se seu site é responsivo
Pode não parecer, mas muitas empresas não testam o site em um smartphone para saber como ele se comporta. Como existem diferentes aparelhos disponíveis no mercado com telas de todos os tamanhos e sistemas operacionais que muitas vezes não convergem entre si, muitas imagens podem não ser visualizadas, além de textos e funções. Além disso, usar o zoom ou fazer movimentos de pinças com os dedos na tela pode afastar o usuário.
O ideal é fazer testes de tempos em tempos e uma ferramenta excelente foi criada pelo Google, para mostrar se o site está adaptado para dispositivos móveis. Basta acessar o site da ferramenta e colar o link do endereço do site que deseja verificar a acessibilidade.
Adapte para mobile e facilite buscas
Quando acessam a internet do smartphone, os usuários tem interesse em encontrar o que procuram de forma rápida. Por essa razão tanto a página principal quanto as demais páginas precisam ser pensadas de maneira diferentes. A página inicial funciona como uma recepção de boas – vindas e por isso tem a obrigação de conectar os usuários com o conteúdo que ele buscou.
Facilite o acesso aos campos de pesquisas do site, tornando – os mais visíveis. Uma boa saída é a de colocar filtros para otimizar a busca no site móvel. Os usuários devem ser guiados para obter os resultados mais adequados a sua pesquisa.
Linguagem simples é importante
Uma linguagem simples cria uma experiência positiva com o usuário. Assim, quando ele fizer alguma busca, o site poderá indicar os links mais adequados. Não vale apenas o site oferecer uma forma de navegação e busca interna. É preciso que o tom de voz contemple os termos que o seu nicho costuma usar.
Além de uma linguagem simples, o site móvel precisa ter textos curtos, com uma fonte adequada aos dispositivos móveis, imagens nítidas e anúncios em locais discretos. A dica é de projetar o site de forma ajustável para diferentes aplicativos, tendo em vista que será possível acessar de diferentes equipamentos multimídias sem perder a qualidade. Pense que é melhor ter um site adaptável para que os usuários nunca precisem mexer no tamanho dos elementos.
Descomplique o acesso nos sites mobile
Na hora de criar ou adaptar o site, pense nos principais objetivos que deseja: que o usuário assine a newsletter; que preencha um formulário faça uma compra, por exemplo. Quando ele acessa seu site, procura uma resposta rápida e nem sempre formulários oferecem essa resposta. Se precisar mesmo de um formulário, elabore que ofereça as informações essenciais ou um botão para associar as informações das redes sociais. O recurso é simples e não desgasta o usuário.
Gostou das dicas? Mix Internet – Agência de MKT Digital é uma agência que foca seus trabalhos no desenvolvimento de projetos para Web criativos e funcionais. Conheça mais sobre a agência e aprenda mais sobre técnicas surpreendentes assinando a nossa newsletter.