Como melhorar a presença da sua empresa nas redes sociais?
Tornar sua marca conhecida entre a audiência é uma das etapas vitais para atrair novos consumidores, não importa o ramo em que você atue. E para alçançar essa notoriedade, até algum tempo atrás, as empresas tinham poucas ferramentas: na verdade, ou a empresa poderia tentar fazer com que a marca ganhasse fama com o método “boca-a-boca”, ou poderia apostar em propagandas.
Entretanto, com o passar do tempo e com o avanço da internet, as empresam ganharam novas ferramentas para comunicar com o público -especialmente porque a internet é bastante democrática, e permite que qualquer pessoa produza conteúdo e ganhe destaque.
Com uma boa presença online, empresas agora têm a possibilidade de, a poucos cliques, passar uma mensagem para milhões de prospectos ao redor do mundo – diferente da mídia tradicional. Aliás, é exatamente sobre como aumentar a sua presença online que falaremos neste artigo:
Como melhorar a presença da minha empresa em redes sociais?
Eis algumas dicas:
1. Construa plataformas sólidas
Em todos os seus canais de interação com o seu público, é importante que você apresente a sua empresa de maneira coerente e alinhada. Tenha uma boa identidade visual e seja consistente quanto ao seu uso, tanto em seu site, quanto em seus perfis de redes sociais. Evite deixar o seu perfil incompleto, ou a capa pouco atrativa, por exemplo, porque isso passa a imagem de amadorismo e desleixo.
E quanto ao conteúdo que você está fornecendo o seu público, preste atenção na qualidade dele. Quer seja um blog post, um podcast, vídeos ou e-books; independentemente da forma que a sua mensagem está sendo compartilhada, tenha certeza de que ela é consistente e relevante.
2. Tenha uma boa estratégia
Trabalhar o seu conteúdo sem linha editorial é um erro. É importante entender quais são as estratégias do seu negócio em curto e longo prazo, e planejar a sua produção e divulgação de conteúdo a partir daí.
3. Conheça seu público-alvo
Muitas empresas querem estar presente em todas as redes sociais e nem sempre essa é a estratégia correta: a rede social certa para o seu negócio vai depender de quais são seus objetivos, qual é o seu tipo de empresa, e principalmente, quem é o seu público. Por isso, conhecer a sua audiência é essencial. É importante identificar quem são as pessoas que estão interessadas na sua marca, e quais são seus hábitos, para também identificar qual é a melhor forma de chamar a atenção delas.
4. Otimize os seus perfis em redes sociais
É preciso lembrar que os seus perfis devem ser quase que uma mini versão do seu site, com descrições claras sobre quem você é e o que a sua empresa faz. Aproveite para compartilhar conteúdo relevante sobre a sua área, porque isso estimula o engajamento, e aumenta o alcance da sua marca. Faça o bom uso de palavras chaves, e sempre link os conteúdos postados em suas diferentes redes ao seu site.
Além disso, é importante estar ciente que de acordo com a agência Hubspot, 61% dos usuários de internet em todo o mundo fazem pesquisas antes de efetuar uma compra. Isso quer dizer que para que a sua empresa seja encontrada, é preciso também que seu site esteja bem ranqueado em páginas de resultados de buscadores, portanto, um bom SEO é essencial. O SEO vai também facilitar o processo para que as pessoas encontrem a sua empresa online.
5. Divulgue seu blog
O blog é uma excelente ferramenta para estreitar sua conversa com o seu público, e assim, aumentar a sua presença online. Como já dissemos, grande maioria dos consumidores agora faz pesquisas antes de fazer uma compra, e valoriza quando uma empresa fornece informação relevante sobre o conteúdo que eles estão procurando. Ter um blog e divulgá-lo aumenta as suas chances de ser encontrado: segundo a agência Hubspot, uma empresa que mantém blogs recebe 55% a mais de visitantes em seu site. Não bastasse isso, os blogs são listados como a 5ª fonte mais confiável para encontrar informação acurada sobre determinado assunto, e 81% dos consumidores confiam na informação e nos conselhos compartilhados pelas marcas em seus blogs, de acordo com o portal BlogHer.
Portanto, lembre-se de criar uma estratégia de divulgação do conteúdo do seu blog em seus outros canais sociais. Aliás, use o seu blog para também produzir conteúdo que responda as principais dúvidas dos seus seguidores, e torne o espaço um canal de comunicação com a sua audiência.
6. Evite maus hábitos em seus canais de comunicação
É importante entender o propósito de cada rede, para assim partilhar o conteúdo mais adequado a ela. Muitas empresas não entendem essa regrinha básica e acabam cometendo uma série de erros. Algumas atitudes, porém, devem ser evitadas. Listamos as principais:
- Partilhar o mesmo conteúdo em todos os canais: cada rede tem a sua própria característica, e você deve adequar o seu conteúdo a ela.
- Não responder comentários de seguidores: os consumidores já sabem o poder e a relevância que uma reclamação tem nas redes sociais, portanto a marca precisa estar preparada para lidar com todos os tipos de mensagens.
- Bombardear o público apenas com informações institucionais e autopromoção: a sua audiência quer mais do que promoção e e venda. Ela quer conteúdo relevante que faça com que ela se identifique com você e sua marca.
7. Mensure os resultados
Você pode começar hoje mesmo a construir a sua presença online, mas você só vai saber se seus esforços estão trazendo resultados se você analizar o seu progresso. Quando você tem em mãos ferramentas para mensurar o comportamento da sua audiência, e o crescimento dela, isso vai te ajudar a entender o que funciona ou não na estratégia do seu negócio. Não mensurar resultados é um erro, portanto, evite.
Construir uma boa presença online é um longo processo. Mas quanto mais você demora a começar, mais demorado também serão seus resultados. Siga as nossas dicas, e comece agora mesmo!
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