As dicas para investir em uma campanha no Facebook
A publicidade migrou com força para a internet, assim como foram se aprimorando as ferramentas de marketing digital. Como já pode imaginar, há um destaque especial para as redes sociais neste cenário, e, hoje, estar online faz parte do roteiro básico das empresas.
O que faz muito sentido: com uma simples página no Facebook – uma rede social prática e com um alcance recomendado para fins comerciais – você afirma sua credibilidade, reforça sua linguagem e promove engajamento com seu público-alvo. Boa parte dos consumidores (e aquela em potencial) está lá. Segundo o próprio site, 64% dos mais de 1,3 bilhão de usuários acessa o Facebook todos os dias.
Saiba mais sobre o que são os Facebook Ads
Além de suas vantagens inerentes, o Facebook tem particularidades interessantes para empresas que utilizam a rede, como, por exemplo, um serviço de precisão de alcance que complementa o trabalho de conteúdo. No serviço de publicidade da rede, o Facebook Ads, seu anúncio aparece de acordo com a localização, idade, interesses e outros aspectos que servem como rastreadores de seu público-alvo. E isso é essencial quando a principal ferramenta virtual de relacionamento oferece uma experiência única de acordo com o comportamento de cada usuário. É possível também direcionar o anúncio para um horário condizente ao que seu público costuma estar mais conectado e controlar o limite de gasto. Isso é algo que precisamos deixar claro: este é um serviço pago oferecido pelo Facebook. Há uma diversidade de valores de acordo com a sua estratégia; e desde o anúncio único ao pacote mais caro para veiculação, o efeito da disseminação publicitária paga da ferramenta é instantâneo.
Fidelizar os usuários que já curtiram a página é tão importante quanto ganhar novos, e, por isso, o serviço pago do Facebook pode oferecer um ganho significativo em pouco tempo. Com mais disseminação dentro da própria rede social, maior a probabilidade de atrair novas curtidas. Amigos atraem amigos, e as estatísticas sobre os fãs da sua página o ajudam a entender melhor o perfil de seu público.
Qual a diferença entre conteúdo orgânico e pago?
Quem usa o Facebook como ferramenta de marketing digital percebe a diferença de alcance ao longo do tempo. Antes, quando o retorno de curtidas em um post era rápido e notável, era praticamente gratuito todo e qualquer uso da plataforma, mesmo em fins comerciais. É o chamado conteúdo orgânico: uma vez publicado, o conteúdo será basicamente distribuído de forma igualitária para os usuários que acompanham a página. Hoje, pelo contrário, o Facebook torna-se realmente funcional para o empresário quando ele investe financeiramente na rede. Mas é fácil entender por que o conteúdo orgânico tem perdido cada vez mais espaço.
A grande visibilidade que o Facebook proporciona às marcas elevou a rede ao patamar de “lugar obrigatório para se estar”, em termos de marketing e engajamento. Com isso, mais páginas e mais conteúdo são veiculados todos os dias, especialmente com a facilidade e a dinâmica dos smartphones e tablets, que aumentam as possibilidades de linguagem e abordagem e também permitem maior consumo e mais tempo online por parte do público. O consequente crescimento do número de interações resulta numa disputa sem fim de fanpages comerciais por espaço nos feeds de notícias dos usuários.
Para resolver essa questão, Zuckerberg e cia. incrementaram os algoritmos do Facebook e, gradualmente, a rede se adequa ao comportamento do usuário, enrijecendo o critério de seleção deconteúdo a aparecer no feed de notícias a partir das próprias interações que a pessoa faz através de seu perfil. Quer dizer que, quanto mais interessante for o seu conteúdo, mais o usuário irá interagir com seus posts – e maior a frequência com que o seu conteúdo irá aparecer no feed de notícias dele.
O Facebook está constantemente incrementando e investindo em sua inteligência artificial. Recentemente, abriu um escritório em Paris voltado apenas para este fim, entendendo que o foco dessas aprimorações em processamento e infraestrutura de sistemas deve ser voltado ao usuário. Ou seja: as fotos e os vídeos dos amigos são mais relevantes do que posts de páginas, e isso faz exigir cada vez mais qualidade e alinhamento do conteúdo comercial.
É como se o próprio Facebook dissesse aos empresários na rede: tornem o feed de notícias das pessoas mais interessante e envolvente. Já não basta apenas assinar um pacote e impulsionar posts, é preciso envolver. Esse movimento consequente de uma saturação de informação não aconteceu apenas com o Facebook; e é um ponto relevante para considerar otimizar o nível de engajamento do conteúdo que será veiculado nele. Saiba mais como melhorar a presença da sua empresa nas redes sociais.
Como elaborar o conteúdo?
Além de todas essas vantagens, a linguagem própria da rede social também leva a novos desdobramentos, como, por exemplo, campanhas virtuais com propósitos específicos para usuários da rede. Este é apenas um exemplo do que se pode fazer com uma ferramenta tão funcional como o Facebook; mas participar dela, apenas, não garante o resultado esperado. Uma estratégia bem definida baseada e condizente com o respectivo modelo de negócio da empresa é fundamental e umas das premissas básicas para fazer funcionar uma fanpage comercial no Facebook. O bom conteúdo é chave para o marketing digital.
Um bom exemplo de posicionamento e engajamento: a fanpage de uma cadeia de fast-food divulgou um post fazendo referência ao meme que acaba de sair do forno, o Dinofauro (assim como se lê, mesmo; como se os dentes superiores sobrepusessem o lábio inferior para falar). Bem humorado e conversando na linguagem virtual do momento. Resultado: alto nível de engajamento.
Elaborar estratégias como essas exige presença significativa na internet, tanto para acompanhar as tendências quanto para alimentar constantemente as redes sociais da marca. Especializada exatamente neste campo de atuação online, a Mix Internet tem a capacidade de auxiliar a presença da sua empresa no Facebook, otimizando o serviço oferecido pela plataforma de divulgação publicitária. Entre em contato conosco se identifica a necessidade de desenvolver um projeto de web para sua empresa e deseja alcançar novos resultados através de plataformas como o Facebook. A tecnologia está tão próxima quanto as oportunidades.
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