Como sua empresa pode usar o Instagram
Quando o Instagram surgiu, em 2010, pouco poderia se imaginar como a ferramenta transformaria o modo como vemos o mundo e também o modo como a sua empresa pode ser vista pelo planeta.
Com a pretensão de ser uma rede social de compartilhamento de fotos, Kevin Systrom e Mike Krieger lançaram-no e conquistaram, apenas nos dois primeiros anos do aplicativo, mais de 100 milhões de usuários. Os números não pararam de crescer e o Instagram passou a ser visto também como um importante meio de promover empresas por toda parte.
Depois de alguns anos, o modo de inserir fotos online foi aperfeiçoado e o Instagram passou a ganhar propaganda e também, mais recentemente, vídeos curtos produzidos pelo celular. Em breve, se espera uma atualização que permita que seus usuários façam upload de fotos em alta qualidade, mas enquanto isso ainda não chega é possível abusar de todas as funcionalidades que o app oferece para a sua empresa, dando apoio ao famoso marketing digital.
Por isso, vamos dar dicas importantes sobre a facilidade de criar fotos, o conceito que cerca o Instagram, o conteúdo que você deve inserir na rede social da sua empresa e a importância do uso das hashtags.
Como inserir o Instagram em seu negócio
As redes sociais vêm sendo usadas com muita frequência pelas empresas; isso porque se percebeu que a maior parte dos consumidores está ativamente participando da redes sociais.
No entanto, para fazer com que seu conteúdo seja relevante e possa gerar mais clientes, cliques e visibilidade para a sua empresa é preciso tomar certos cuidados.
O melhor do Instagram é a facilidade com que você pode usá-lo, basta que tenha um celular com uma boa câmera e que capte a mensagem ou imagem que quer transmitir. Com o smartphone, você ainda conta com a facilidade de não precisar ajustar o zoom, luz ou até mesmo foco de sua câmera, já que o aparelho faz isso sozinho. Ainda, pode abusar do uso de filtros e até mesmo editores de imagem.
Veja algumas das estratégias que sua empresa pode se beneficiar do Instagram:
Mostre como seu serviço funciona
A primeira coisa que se deve ter em mente na hora de produzir conteúdo para o Instagram é imaginar como você quer que o seu “seguidor em potencial” enxergue a sua empresa. Por isso, aposte em imagens que exponham o produto ou serviços que você oferece e porque são importantes para os seus clientes.
O seu conteúdo tem também que ser diferente
Por isso, faça uma análise de seus concorrentes – benchmarking – e aposte em dicas e tutoriais, assim como preveem os conceitos do marketing de conteúdo. É preciso que você mostre para o usuário da rede, por meio de seu perfil no Instagram, que sua empresa entende as necessidades de seu público e está pronta a saná-las.
O melhor é que isso pode ser usado tanto para produtos como: roupas, bolsas, cosméticos, suplementos, e também para consultorias, autopeças, confeitarias, entre outros. Um fato que difere, e muito, o Instagram de todas as demais redes sociais, é justamente se tratar de uma rede de imagens e fotos, fazendo com que todas as empresas tenham a mesma possibilidade de mostrar suas potencialidades.
Envolva o público no seu cotidiano
O Instagram ainda lhe dá a possibilidade de colocar seu consumidor ‘por dentro’ do seu ambiente de trabalho. Para isso, basta que você coloque na rede social os bastidores da criação de seu produto ou serviço, seja com fotos de seus funcionários em um momento de descontração, de festas e eventos ou até mesmo alguma parte do conceito de desenvolvimento ou criação de tudo o que comercializa.
Com isso, você integra seus clientes a sua empresa e faz com que se sintam cada vez mais próximos de você e sua equipe, criando um importante relacionamento para o seu negócio.
Como usar as hashtags no Instagram para os negócios
As hashtags são um importante mecanismo que ganhou força e forma graças ao Instagram, com elas é possível explorar as tendências e se posicionar entre os assuntos mais comentados, levando seu público diretamente para você.
As hashtags, que começaram a ser usadas no Twitter, nada mais são do que uma palavra-chave que ajuda as pessoas a encontrarem tudo o que quiserem sobre aquele assunto. E em uma época onde ser encontrado é importante, as hastags podem fazer com que a sua empresa ganhe cada vez mais visibilidade. Mas é preciso que você as saiba usar, conte com seus seguidores para lhe auxiliar nesse processo. Veja como eles se comportam, o que procuram e como usam sua empresa com as hashtags e faça o mesmo.
Você já utiliza o Instagram para expandir sua empresa? Ainda não? Conte-nos sua experiência abaixo. E para mais novidades sobre o universo do marketing digital, continue acompanhando nossas novidades!