Site responsivo, site mobile (web app) e aplicativos. Saibam as diferenças e as vantagens dos formatos!
O celular transforma a vida das pessoas assim como transforma mercados, gera tendências, aponta direções e mobiliza uma indústria inteira. o celular transformou o modo como nos comunicamos, como buscamos as coisas e como fazemos compras. Assim, o comportamento do consumidor mudou. E transformou novos comportamentos e hábitos, como os micro-momentos, aqueles pequenos segundos de tomada de decisão.
Eles são momentos novos e dinâmicos, como o momento “como que eu chego lá mesmo?” ou o momento “eu preciso comprar isso” ou o momento “nossa, minha mãe ia adorar isso”. Momentos importam, e muito. São justamente nesses micro-momentos, nesse pequeno espaço de tempo, que podem fazer toda diferença na interação consumidores – marca. Afinal de contas 91% dos usuários buscam por alguma informação enquanto estão no meio de alguma outra atividade, 82% usam o celular enquanto estão nas lojas, decidindo o que comprar (E UM EM CADA DEZ acaba mudando sua escolha). Sem contar que 69% dos consumidores online acreditam que qualidade, timing e relevância do conteúdo que uma empresa oferece afeta positivamente a percepção da marca.
Sabe o que isso significa? Que marcas bem sucedidas terão que apostar em dispositivos móveis. E os que possuem uma estratégia para entender e suprir as demandas desses micro-momentos estarão na frente. A seguir, apresentamos alguns conceitos que ajudarão entender como funciona a presença digital no mundo mobile.
O que é um site responsivo?
O site responsivo é uma versão única de um site que adapta seu layout ao comportamento do usuário de acordo com o tamanho da tela, orientação, sistema operacional e browser. Em certos casos, algumas informações podem ser omitidas em prol dessa navegação adaptativa.
O site é criado a partir de uma combinação de grids e layouts flexíveis, imagens e uso do CSS. Isso tudo pode deixar o navegador lento, portanto, é recomendado o uso de interfaces limpas e simples.
O custo e o tempo do desenvolvimento tendem a serem altos, e variam de acordo com a complexidade do site. Contudo, uma vez que é implementado, a manutenção é simples e o retorno em forma de experiência de usuário é garantido, já que seu conteúdo chegará corretamente ao usuário e poderá ser facilmente compartilhado. Um outro benefício é que os sites responsivos ganham relevância nas buscas do Google.
Conheça os web app
Quando existem duas versões separadas, uma para websites e outra para mobile, a segunda é chamada de web app. Esse modelo demanda menos tempo de desenvolvimento que um site único responsivo caso as características de operação sejam bem conhecidas, e representa um meio termo entre um site completamente responsivo e um aplicativo para dispositivos móveis.
O site apresenta ao usuário áreas que são apresentadas na forma de listas que se expandem de acordo com a necessidade de visualização. É amigável à todas plataformas e respeita as limitações do dispositivo. Fornece uma boa experiência ao usuário e possui riscos de problemas relacionados à performance.
Quando o web app não é a única opção de visualização de um site, ele deve ser considerado como um “apêndice” de seu site inicial, demandando a manutenção de dois sites em vez de apenas um.
Aplicativo para celular (mobile app)
Possui um objetivo bem defindo e a necessidade constante de utilização é a maior motivação para o download desses aplicativos. Esse modelo privilegia muito mais a experiência do usuários, tanto em seu design quanto nas funcionalidades, uma vez que mobile apps tem acesso à câmeras e outros dispositivos do celular. A maioria deles opera sem conexão à internet e o acesso no smartphone é muito mais simples que a conexão por um navegador.
Um dos problemas associados aos mobile apps é que tendem a ser segmentados no mercado de acordo com a plataforma que irão rodar (Apple, Android, etc). Outro ponto negativo é que alterações posteriores são difíceis de serem colocadas em circulação de imediato já que requerem que o usuário baixe novamente o dispositivo.
Algumas considerações finais acerca de qual escolher: caso seu site necessite de instrumentação presente no celular, como acelerômetros, você necessitará de um mobile app. Caso necessite realizar muitas mudanças, escolha um website, seja ele responsivo, seja ele web app.
Lembre-se que a experiência final do usuário é muito importante, muito mais que o ranqueamento em sites de busca. Por último, não se esqueça de adequar a estratégia de marketing de acordo com o modelo escolhido.
Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco. Ficaremos felizes de esclarecê-las!