7 piores erros do Marketing Digital que você deve evitar
Sabe aquela frase “quem não é visto não é lembrado”?. Pois é, hoje em dia não existe a possibilidade de ignorar o universo digital, muito menos a influência que a internet exerce na vida do consumidor.
O mercado já sabe disso e tem investido fortemente no Marketing Digital para reforçar sua marca entre as pessoas, no entanto, algumas empresas insistem em fazer o marketing por conta própria e sem o conhecimento adequado, o que acaba resultando em erros bastante prejudiciais para a evolução do seu negócio.
Para as empresas que estão começando a se interessar no assunto, é importante ter em mente que nem sempre aquela estratégia que deu super certo para o seu concorrente pode funcionar para o seu negócio.
Neste post, vamos te mostrar os 7 principais erros cometidos por quem está iniciando no Marketing Digital e as soluções para cada ponto. Vamos lá?
Quais os piores erros de uma estratégia de Marketing Digital?
Não ter uma estratégia definida
Uma estratégia de marketing não se restringe apenas a programar posts nas redes sociais e usar e abusar dos memes do momento – é importante estudar o mercado em que sua empresa atua, conhecer o seu público e saber quais canais utilizar para aplicar sua estratégia e conseguir bons resultados.
A partir dessas informações, dá para desenhar um bom plano de marketing, que deve conter:
- definição das metas e objetivos pretendidos
- público que deseja atingir
- planejamento de conteúdo e das publicações (semanal, mensal, semestral)
- prazo para análise de resultados
Não investir em Inbound Marketing
O Inbound Marketing é uma das estratégias mais utilizadas e recomendadas por quem entende de vendas, pois é uma forma inteligente de atrair, divulgar e converter clientes. No Inbound, a produção de um bom conteúdo, promovidos por blogs, e-books, vídeos, podcasts, infográficos, por exemplo, ajudam o cliente em sua jornada de compra, além de impulsionar a divulgação dos produtos e serviços na internet.
Não fazer pesquisas de palavra-chave
As palavras-chaves são os termos específicos pelo qual encontramos determinados textos no Google. No Marketing Digital elas são importantes para ativar anúncios e otimização de sites, além de ajudar a atrair mais visitantes para a página.
Se você deseja que o seu conteúdo seja encontrado nos mecanismos de busca, a escolha correta das palavras-chaves é essencial. Para isso, analise o seu público e identifique o que e como ele faz suas pesquisas na internet. Sem dúvidas é uma ótima estratégia, pois, além de identificar oportunidades de negócio, facilitam na hora de criar conteúdo de máxima qualidade.
Ignorar as mídias sociais
Segundo pesquisa realizada pela We Are Social e HootSuite, em 2020, o Brasil chegou a marca de 140 milhões de pessoas que possuem perfil em alguma rede social, o que corresponde a 66% da população. Além disso, 97% da população acessa a internet pelo celular.
Não há dúvidas de que as redes sociais são uma importante vitrine para as empresas divulgarem o seu produto em largo alcance. Construir uma voz própria para sua empresa nas redes, interagir com os seguidores e postar regularmente ajudam a manter seu público/cliente engajado, além de contribuir para a construção da autoridade da empresa no mercado.
Instagram, Facebook, Youtube e WhatsApp são as redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros, portanto, as empresas devem se fazer presente nessas plataformas para se aproximar do seu público e ouvir “direto da fonte” o que eles querem ver/comprar/usar e mostrar para o seu público como o seu negócio pode ajudá-lo nisso. Aqui, a dica é estudar o funcionamento de cada plataforma para adaptar a estratégia de forma adequada dentro de suas limitações
Não estar atento às métricas
É importante saber se a estratégia utilizada está trazendo resultados, certo? Cada plataforma tem sua forma de mensurar resultados que ajudam a identificar os acertos e possíveis erros.
Alguns exemplos de métricas são: Custo de Aquisição por Cliente (CPC), Retorno sobre Investimento (ROI), ticket médio, taxa de conversão, tempo gasto no site e número de visitas, taxa de abertura de e-mails, entre outros.
Oferecer uma péssima experiência de usuário
Quantas vezes ao abrir um site no navegador do celular você fechou segundos depois porque a página não era adaptável à tela? Como falamos anteriormente, grande parte dos brasileiros acessa a internet pelo celular, portanto, quando o site não é adaptável a este tipo de tela, a taxa de abertura diminui bastante, o que é péssimo para sua estratégia de marketing.
Além de ter um visual atrativo, dinâmico e que contenha todas as informações relevantes sobre sua empresa para o cliente, o site precisa ter sua navegação otimizada para ser acessado tanto via desktop como mobile. Lembre-se que um site responsivo torna-o mais atrativo para os mecanismos de busca.
Não definir personas
Conhecer quem são os seus clientes é fundamental para que sua estratégia seja aplicada de forma mais direcionada, afinal, sua mensagem precisa chegar a quem interessa, não é verdade?
A criação de personas (personagens semi fictícios que representam os clientes da empresa), é uma estratégia do Marketing Digital que facilita a construção de um planejamento mais alinhado aos interesses reais dos clientes, além de melhor definir os canais de comunicação ideais para propagar sua estratégia.
Para isso, pesquise sobre o que o seu potencial cliente espera do seu negócio e como sua empresa pode ajudá-lo a resolver seu problema a partir de dados como idade, onde mora, quais sites ele acessa, quais marcas costuma usar, o que ele procura e o que espera que a empresa tem a oferecer, entre outros. Quanto mais informações sobre o seu público-alvo tiver em mão, melhores serão os resultados ao aplicar sua estratégia.
É importante ter em mente que o meio do Marketing Digital abrange diversas estratégias para que o seu negócio seja visto. Portanto, vale pesquisar e analisar qual a melhor se encaixa para o seu negócio.
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