Marketing Digital: Você sabe como o papel da internet mudou o relacionamento com clientes?
Tudo mudou. A maneira como vamos ao banco. A maneira como fazemos compras. Até um simples ato como namorar, mudou. A internet instalou novos hábitos em nossas vidas. E, claro que na nossa vida profissional não foi diferente. Nos relacionamento com nossos superiores e com colegas de trabalho, são baseados, na maioria das vezes, em e-mails.
Com a internet, também mudou os hábitos dos consumidores, de simples compradores passivos, para compradores ativos. Aqueles que sabem o que querem. Que têm conhecimento sobre as marcas e produtos. A propaganda tradicional não funciona mais. O Marketing Digital tomou conta. Sua empresa está pronta para lidar com esse consumidor e conseguir os resultados desejados com as vendas na internet? Interessado? Veja a seguir como a internet mudou o relacionamento com os clientes:
O que mudou no relacionamento com os clientes com a internet?
Com a internet, tanto no mundo B2B quanto no B2C, o relacionamento com o cliente ficou diferente. Antes, para uma empresa apresentar o seu produto para outra, o vendedor marcava uma reunião com o responsável pelas compras, e só assim mostrava o seu produto. Uma pessoa que queria comprar um sapato ia até a loja, e o vendedor que apresentava para ela todas as opções e suas características. Ajudando na hora da escolha.
Hoje, isso já não existe mais. O consumidor já conhece muito bem os produtos de que precisa. Ele só precisa de uma ajudinha para escolher qual comprar. E é com estratégias deMarketing Digital, que a empresa vai ter que “ajudar” esse consumidor a escolher o seu produto.
As lojas virtuais estão crescendo mais e mais cada dia que passa. Tantos produtos são vendidos nessas lojas, que ficamos loucos, se pararmos para olhar para cada um. Por isso, que o consumidor já chega até essa loja determinado. Vai até a barra de pesquisa, digita o nome e o modelo do produto e voi lá, o produto aparece na sua frente.
O marketing digital é uma ótima ferramenta de aproximação
O trabalho do Marketing Digital tem que ser feito, antes do consumidor chegar até a loja. Ele também é feito para as lojas. São tantas as informações que ele tem acesso, que precisa ser feito um trabalho muito pontual por parte da agência digital para que ele compre qualquer produto.
E as estratégias são muitas. E-mails marketing, blogs, banners, links patrocinados, posts patrocinados, vídeos, otimização do site, dentre muitas outras. Todas elas, aplicadas do jeito correto, geram ótimos resultados para a empresa.
São tantos canais de comunicação, tantas linguagens diferentes e tantos conteúdos, que é recomendado uma agência específica para cuidar da comunicação da empresa. Graças a essa migração que as pessoas estão fazendo para o mundo virtual, os resultados dessas ações, normalmente, são surpreendentes e só tendem a crescer daqui para frente.
Na velocidade em que a internet está avançando e crescendo, em breve tudo isso já vai ter mudado de novo, cabe à empresa se manter atualizada para conseguir cada vez melhores resultados no mundo digital.
Se você tem mais alguma dica para as empresas que estão na internet, deixe seu comentário. Se ainda tiver alguma dúvida de como se relacionar com seus clientes, clique aqui.