Marketing Digital: Saiba porque as palavras-chave são absolutamente essenciais para o seu negócio
No mundo do marketing digital, o uso das palavras-chave é algo muito frequente e uma estratégia fundamental para aumentar o tráfego no site. Quem já está atuando na área há algum tempo, conhece a relevância de apostar em um conteúdo com palavras-chaves. Sabe também da diferença que essas expressões podem fazer quando estão bem posicionadas em um texto. Porém, quem ainda está começando pode não ter a noção correta de como o uso das palavras-chave é importante e acaba deixando esse recurso de lado.
Para que isso não aconteça, e você consiga aproveitar plenamente os benefícios que as palavras-chave podem trazer, fizemos um guia básico sobre a importância das palavras-chave e como usá-las no marketing digital.
Qual a importância das palavras-chave?
Saiba o que são as palavras-chave
Antes de entrarmos na parte prática, é importante teorizar um pouco o uso das palavras chave. Vamos entender melhor como funciona a sua aplicação nos textos do marketing digital ao criar um site.
As palavras-chaves descrevem perfeitamente o que é o seu negócio ou o tema principal de um conteúdo. Elas são usadas pelas ferramentas de busca com o objetivo de apresentar resultados precisos aos usuários.
Como que acontece isso? Vamos tomar como exemplo o Google já que 95% das pessoas na Terra usam esse buscador.
Como funciona o algoritmo da Google
Como citado na definição acima, os mecanismos de busca, como o Google, usam palavras-chave para conseguir os melhores resultados sobre o tema que está sendo pesquisado. Com isso, entendemos que, se você quer que o seu site ou conteúdo seja encontrado nas primeiras páginas do Google, é necessário utilizar as palavras-chave referentes ao seu tema principal.
Quanto mais palavras-chave forem posicionadas no seu texto, maiores são as chances de o Google posicionar o seu site entre as primeiras posições e mostrá-lo nas primeiras páginas da busca.
Quais palavras-chave que devo usar?
Agora que você já sabe o que são as palavras-chaves, como elas podem fazer a diferença no ranking dos sites de busca, está na hora de traçar as palavras que tem mais a ver com o seu negócio. Utilizando o Keyword Planner, ferramenta desenvolvida pelo próprio Google, você consegue encontrar quais são as melhores palavras-chave a serem utilizadas no seu texto.
Se você está em busca de ferramentas mais práticas, pode utilizar outras que estão disponíveis na internet. Keywordtool.io e UberSuggest estão entre as mais simples para esta tarefa.
Elas utilizam o recurso de “autocompletar” do buscador do Google (sabe quando você digita uma palavra e já aparecem sugestões de pesquisa?), fazendo com que você tenha uma ideia mais sólida da forma que os seus possíveis leitores buscam o conteúdo-tema do seu site.
Ter em mãos uma lista dos tópicos principais que fazem parte do seu site também pode ajudar no momento da escolha das palavras-chave.
Onde usar as palavras-chave?
Outra dúvida que surge com muita frequência entre os iniciantes do mundo do marketing digital: em quais lugares do site devem estar as palavras-chave? Diferentemente do que muitos pensam, não é apenas no conteúdo que se deve posicionar as palavras-chave.
Elas também devem estar presentes em outros lugares do site, para que o algoritmo do Google entenda que o tema principal do seu site está relacionado às essas palavras-chave selecionadas.
Coloque-as no seu título, na descrição, em cabeçalhos e subtítulos, nos links que você possa vir a usar e também nas legendas das imagens. Isso vai garantir que o Google entenda que o seu site é confiável naquele assunto e lhe dê uma boa posição no ranking.
Importante: nunca utilize as palavras-chave como algo que foi inserido forçadamente para aumentar a sua posição no ranqueamento do Google. Isso porque o algoritmo também percebe quando você utiliza demais as palavras-chave, uma técnica chamada de Black Hat e que pode resultar em uma punição por parte do buscador. Então não corra esse risco! Encontre um número ideal, que não falte e nem sobre esse tipo de referência.
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