As incríveis vantagens que o marketing digital oferece para sua empresa
Se o marketing, no seu sentido mais simplificado, trata-se do conjunto de estratégias e técnicas que visam o desenvolvimento das vendas, o Marketing Digital tem exatamente a mesma função. Mas com a diferença de se utilizar das ferramentas e mídias digitais para alcançar este objetivo.
O alcance proporcionado pela internet é fato que já é do conhecimento de todos, muito mais de empresários — de todos os portes — que já se deram conta da sua importância e de estar presente neste ambiente. A consolidação das redes sociais e a conversação proporcionada por elas potencializa ainda mais o alcance e as possibilidades do Marketing Digital.
Marketing sempre teve em suas premissas a aproximação com seu público consumidor e com seu target. Hoje, o cenário ideal para que isto aconteça é a internet. Com a possibilidade de se utilizar de diversas formas de exposição, bem como abordagens, o Marketing Digital tem a seu favor a tecnologia que permite uma segmentação ainda mais precisa do público que se deseja atingir. É claro que o monitoramento é outro grande trunfo, possibilitando obtenção de dados em tempo real e a chance de se mudar o rumo de campanhas e estratégias – buscando sempre a precisão e a eficiência máxima.
As vantagens que o marketing digital oferece para sua empresa
O site ainda possui uma importância fundamental
Apesar de que hoje em dia as redes sociais sejam fundamental para o engajamento com o cliente e que tenham uma função estratégica nas ações das empresas voltadas para o mundo digital, um site com informações pontuais sobre sua empresa ainda é essencial. Não hesite em construir o seu e transforme-o em seu principal vínculo entre o usuário e a sua marca. Os site funcionam como uma apresentação dos valores, missões e dos pilares da sua companhia e os visitantes precisam dessa ferramenta para recorrerem diante de eventuais dúvidas.
Além disso, manter um site com informações mais profundas, atualizadas e com um design diferenciado ajuda na otimização nos mecanismos de busca. O que acontece é que quando um potencial cliente procura no Google, por exemplo, informações onde encaixam o seu produto, a plataforma automaticamente direciona para o site – uma vez que ele preencha os pré-requisitos determinados pelo Google. Quais são eles? Qualidade.
Por isso que dentro do marketing digital possui um site bonito e com conteúdo de extrema relevância é um dos pilares para atrair os leads para sua empresa, que são usuários com intenção clara de compra.
Como as redes sociais são uma ótima ferramenta de engajamento
Mas se um site é o cartão de visitas da marca, sua “casa” na web, não se pode esquecer das outras ferramentas que, combinadas, farão sentido e tornarão uma estratégia de Marketing Digital realmente bem sucedida. As redes sociais são estas ferramentas. São elas que possibilitaram as mais diversas formas das marcas estabelecerem conversação direta com seu público. Mas é um espaço de mão dupla, já que os consumidores tanto quanto ouvir, podem falar. E falam muito! Isto faz com que, hoje, estes canais digitais já sejam mais importantes para se conseguir retorno das marcas do que os tradicionais SACs telefônicos.
A presença na rede social mais adequada, no entanto, passa por planejamento. É preciso saber onde seu público está e como a marca irá se comunicar com ele. Qual conteúdo será oferecido? Qual o padrão e a frequência de postagens? Quais as propostas de interação? Como angariar mais e mais fãs para a marca? São questões só respondidas com pesquisa e observação do público-alvo. Um investimento sério e de trabalho diário.
Invista na compra de mídia
Apesar de muitos terem esta impressão, as redes sociais não são mídias que irão impulsionar a marca sem investimento. Cada vez mais a conversação orgânica cede lugar para a necessidade de patrocínio de campanhas, fazendo com que a mensagem da marca chegue às pessoas certas, na quantidade desejada.
Além dos anúncios nas próprias redes sociais, como Facebook Ads, LinkedIn Ads, Twitter, entre outras, existem outras ferramentas, como o Google Adwords, com formas e possibilidades extremamente interessantes para veiculação da marca. Tudo isto unido, forma um combo de grande potencialização.
Mensuração é a chave para o sucesso
Todas as estratégias escolhidas, no entanto, só poderão ter seu sucesso medido se definido quais as métricas serão usadas para avaliá-las. E estas, dependem do objetivo da marca. Lançamento? Geração de leads? Visitas? Likes? Vendas? Tendo estes bem claros, pode-se saber se a estratégia de Marketing Digital está sendo bem sucedida, bem como o investimento feito. Mas, em se tratando de internet, nunca é demais lembrar que sempre há tempo de se modificar o rumo até que o sucesso seja o resultado alcançado.
Gostou do conteúdo desse post? Compartilhe!